Pela primeira vez na história, a fábrica da Toyota do Brasil irá exportar um carro Flex para o exterior. O escolhido é o Etios, carro que, embora seja bastante criticado, conta com muitos consumidores, visto que se mostrou um modelo bastante útil e confortável.

Toyota Etios Platinum. Foto: Divulgação.

Toyota Etios Platinum. Foto: Divulgação.

A exportação do Toyota Etios Flex já começou e o país contemplado foi o Paraguai, uma vez que a montadora japonesa enxerga um excelente mercado nos nossos vizinhos. Com o crescente volume de vendas de carros em território paraguaio, a empresa espera alavancar as vendas do seu compacto.

Vale lembrar que o Etios já é exportado para a Argentina, no entanto na versão com motor a gasolina. Além de exportar o modelo Flex para o Paraguai, a Toyota do Brasil também levará o seu compacto para o Uruguai.

Toyota Etios Platinum. Foto: Divulgação.

Toyota Etios Platinum. Foto: Divulgação.

O motor do Etios comercializado no Paraguai é o mesmo vendido no Brasil, no entanto o motivo da exportação se deve pelo fato de que o governo deseja incentivar a produção de etanol no país. A medida adotada para que esse resultado seja alcançado foi o de estabelecer incentivos para a importação de modelos Flex, onde as alíquotas de importação foram zeradas.

No entanto, embora o motor do Etios Flex vendido no Paraguai seja o mesmo comercializado no mercado brasileiro, a Toyota deu uma incrementada na lista de itens de série do carro, a fim de atender a todas as necessidades e gostos dos consumidores paraguaios.

Painel do Toyota Etios Platinum. Foto: Divulgação.

Painel do Toyota Etios Platinum. Foto: Divulgação.

Como já foi dito, o Uruguai também se interessou pela tecnologia Flex do Toyota Etios, por isso já iniciou negociações com as principais entidades do setor alcooleiro do Brasil. A expectativa é de que outros países se interessem pela “novidade”.

A Colômbia é um exemplo, visto que o país já mistura etanol em sua gasolina, na proporção de 10%. Com isso, torna-se um mercado ideal para os modelos fabricados no Brasil.