nova-placa-mercosul-automoveisO Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) apresentou oficialmente nessa quinta-feira (04), o novo modelo de placas, que serão adotados nos automóveis e motocicletas brasileiros a partir de 01 janeiro de 2016. A divulgação dá sequência ao acordo fechado com todos os outros países integrantes do Mercosul (Paraguai, Uruguai, Argentina e a Venezuela), que também adotarão o mesmo padrão de identificação.

nova-placa-mercosul-carros

O novo formato terá as mesmas dimensões do modelo atual (40 cm de comprimento por 13 cm de largura) e virá com fundo branco, faixa azul superior portando as bandeiras do Brasil e do Mercosul e um conjunto alfanumérico aleatório, composto por quatro letras e três números na cor preta para veículos particulares, vermelha para veículos comerciais e de aprendizagem, azul para veículos oficiais, verde para veículos em experiência, prateado para veículos de colecionador e dourado para veículos diplomáticos. Haverá ainda a bandeira identificando cada estado de registro do veículo abaixo da bandeira nacional.

nova-placa-mercosul-motocicleta-01

A mudança visa padronizar as placas de identificação entre todos os membros do bloco e facilitar a fiscalização. Para isso os novos modelos virão com dispositivos de segurança que devem dificultar a clonagem e a adulteração, assim diminuindo as infrações e os crimes cometidos através desses procedimentos.

nova-placa-mercosul-motocicleta

De acordo com informações do coordenador Rone Barbosa do Denatran, em breve também haverá um sistema único, que vai integrar todos os dados, permitindo um melhor controle do transporte de carga, de passageiros e de veículos particulares que rodam no Mercosul.

Os veículos comprados até 31 de dezembro de 2015 não precisarão trocar as placas. Apenas os novos, os que passarem por transferência de município e os que trocarem de categoria a partir de 01 de janeiro de 2016 devem receber as novas identificações.