• Novo modelo traz retrovisores elétricos com luz de seta como item de série.
  • Expectativa é vender 300 unidades por mês.
  • Preço será de R$ 45.690,00.

A Toyota lança no mercado brasileiro mais um integrante da família Etios, o Etios Cross, que estará nas concessionárias da marca em todo o País, a partir de 18 de novembro. Disponível na carroceria hatchback do compacto e com itens exclusivos de aparência e equipamentos de série, a expectativa de vendas é de 300 unidades por mês.

Toyota Etios Cross. Foto: Divulgação.

Toyota Etios Cross. Foto: Divulgação.

Toyota Etios Cross. Foto: Divulgação.

Toyota Etios Cross. Foto: Divulgação.

Toyota Etios Cross. Foto: Divulgação.

Toyota Etios Cross. Foto: Divulgação.

Novo visual

Com o objetivo de atender à demanda dos consumidores que buscam exclusividade, o Etios Cross, que tem como base a versão topo de linha XLS, agrega os itens de conforto da linha 2014, como o interior Total Black, além de novos elementos que proporcionam visual moderno e aventureiro.

Na dianteira, o Etios Cross apresenta desenho arrojado com grade em filete único, entrada de ar mais larga em relação à versão convencional do compacto e para-choque mais largo e sobressaltado à carroceria, ambos na cor preto fosco, unidos por peça em formato trapezoidal, com protetor de vincos proeminentes em prata. Completam o conjunto dianteiro, os faróis com máscara negra que se estendem até a grade frontal e as luzes de neblina acopladas ao para-choque, com molduras também na cor prata.

A moldura preta que desenha o para-choque dianteiro está presente em toda a lateral do veículo, e traz o nome da versão gravada em baixo relevo. O Etios Cross ganhou ainda luz de seta nos retrovisores externos, que são revestidos com uma capa na cor da carroceria. As rodas de liga leve com acabamento exclusivo em tom preto e prata e raios mais largos, em comparação com as rodas que equipam a versão XLS do compacto, reforçam sua robustez.

O Etios Cross traz também barras longitudinais no teto, em tom prata, que podem ser utilizadas para o transporte de bagagens de até 50 kg.

No interior, o Etios Cross mostra a mesma sofisticação da linha 2014, com o painel Total Black, utilizado em veículos de categoria superior, velocímetro e tacômetro com grafia Black & Blue, garantindo melhor visualização, maçanetas em prata fosco, travamento das portas e acionamento elétrico dos vidros. O modelo está equipado com sistema de áudio Double DIN com design moderno, que integra rádio AM/FM, CD player e entrada USB, traz novos botões prateados do comando do ar-condicionado, detalhes prateados nos difusores do ar-condicionado e também na manopla do câmbio. O volante esportivo de base reta, com acabamento em couro e costura diferenciada, possui o controle do sistema de áudio integrado.

O revestimento Sport Comfort nos bancos ganhou costura branca e apresenta o nome do veículo gravado em alto relevo no encosto dos assentos dianteiros.

Outra novidade do Etios Cross é o acionamento elétrico para os retrovisores externos como item de série.

Segurança

O Etios foi o primeiro carro compacto do Brasil a conquistar quatro estrelas (de cinco possíveis) em proteção aos passageiros dos bancos dianteiros, e duas estrelas na proteção aos ocupantes do traseiro, no teste de colisão do Latin NCAP, tornando-se o veículo mais seguro dentre todos os seus concorrentes nacionais. O diferencial é resultado da preocupação que a Toyota tem com a segurança, desde a concepção do veículo. Sua carroceria tem vários pontos de absorção de impacto e deformação programável, seguindo a mesma linha de construção do Corolla.

Com relação aos equipamentos de série, o Etios Cross oferece air bag duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. Também item de série, nesta e em todas as versões do compacto, o cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força é outro ponto relevante e que destaca o modelo, uma vez que a maioria dos concorrentes oferece o item apenas como opcional.

Performance

O motor 1.5L 16V Flex do Etios Cross, com até 96,5 cv, mostra-se muito eficiente e tem bom entrosamento com a transmissão manual de cinco velocidades.

Motor 1.5L 16V Flex do Toyota Etios Cross. Foto: Divulgação.

Motor 1.5L 16V Flex do Toyota Etios Cross. Foto: Divulgação.

O Etios Cross é equipado com direção eletroassistida progressiva, o que o torna confortável ao dirigir, com excelentes raio de giro (4,8 m) e ajuste de suspensão, proporcionando máximo conforto no uso diário.

Economia de combustível

Assim como os demais modelos da linha Etios, o Etios Cross apresenta excelente consumo de combustível, de 12,4 km/l na cidade, com uso de gasolina, e 8,5 km/l, a etanol. Na estrada, os dados de consumo são 13,4 km/l e 8,9 km/l, com gasolina e álcool, respectivamente.

Amplo espaço interno

O Etios Cross proporciona máximo conforto aos ocupantes. Com distância entre-eixos de 2,46 metros, o modelo possui espaço interior único em sua categoria, principalmente para os passageiros do banco traseiro que, devido à concepção do modelo, não sofre interferência das caixas de roda e o túnel central é praticamente plano. Outro destaque é o amplo espaçamento entre os trilhos do banco dianteiro, garantindo maior espaço para os pés do passageiro que viaja na frente. Da mesma forma, a ampla largura da cabine permite que motorista e ocupante desfrutem de muito conforto. A posição elevada ao dirigir é outro ponto forte do modelo.

O porta-malas do Etios Cross tem capacidade de 270 litros, com acesso facilitado pela baixa altura do assoalho e à ampla abertura da tampa traseira.

Qualidade Toyota

No Brasil, o automóvel é um bem de consumo importante. Por isso, a qualidade e a confiança da marca são extremamente valorizadas pelos clientes. Ao comprar um veículo Toyota, eleita pela J.D. Power, em 2013, como a marca que tem os clientes de carros novos mais satisfeitos do País, o consumidor sabe que está fazendo uma compra segura.

No caso do Etios Cross, a preocupação com a qualidade está por toda a parte. Na carroceria, 54% dos componentes são de chapa de aço galvanizada com tratamento anticorrosão. Com relação à pintura, as áreas mais propensas a serem atingidas por pedras e outros agentes externos receberam uma camada de tinta resistente a impactos.

Na parte mecânica, a base da mola dos amortecedores é invertida, evitando o acúmulo de sujeira. O tubo de escapamento é 100% em aço inoxidável e sem emendas. A tubulação de combustível e dos freios é protegida por uma chapa de aço, evitando, assim, o rompimento e danos ao trafegar por estradas com pavimento ruim.

Cores

O Etios Cross será comercializado em branco, preto, cinza, azul, prata, vermelho e amarelo.