Um dos esportivos mais cobiçados do país está de volta, ainda mais potente e com o estilo exclusivo da carroceria duas portas.

Modelo traz motor 2.4 com 206 cv, câmbio manual de seis velocidades, diferencial de deslizamento limitado e suspensão de alta performance para oferecer o máximo prazer ao dirigir.

Honda Civic Si Coupé. Foto: Divulgação.

Honda Civic Si Coupé. Foto: Divulgação.

A Honda resgata sua tradição esportiva e amplia a linha Civic trazendo ao Brasil o novo Civic Si Coupé. Considerado um ícone em seu segmento, o modelo chega em sua nova geração com motor mais potente, suspensão reformulada e interior exclusivo. Com design arrojado, o modelo está pronto para impressionar os admiradores de alta performance, chegando no final deste mês às concessionárias.

Honda Civic Si Coupé. Foto: Divulgação.

Honda Civic Si Coupé. Foto: Divulgação.

A carroceria coupé enfatiza o espírito esportivo do Civic Si, característica marcante do DNA Honda identificada em vários detalhes, como a exclusiva grade com o logo “Si”, faróis, para-choque e para-lamas integrados, rodas aro 18″ de liga leve diamantadas e linhas fluidas e aerodinâmicas que seguem por toda a lateral do carro. Além do design que acentua a esportividade do modelo, o conjunto óptico possui lentes de policarbonato de alta resistência e faróis auxiliares posicionados nas entradas de ar laterais do para-choque, oferecendo uma iluminação de maior alcance e mais eficiente.

Honda Civic Si Coupé. Foto: Divulgação.

Honda Civic Si Coupé. Foto: Divulgação.

Na traseira, o visual marcante é representado por lanternas com novo design, amplo aerofólio, ponteira de escapamento cromada, difusor de ar no para-choque e o emblema “Si” na tampa do porta-malas.

Máximo prazer ao dirigir

O “sobrenome” Si (Sport Injection) traduz toda exclusividade e esportividade deste novo coupé. O modelo chega para conquistar os motoristas que buscam um perfil diferenciado de carro esportivo, aliando alta performance com grande estilo. Produzido em Alliston, no Canadá, o Civic Si Coupé utiliza a mesma plataforma do Civic sedã, porém com personalidade própria.

A alta tecnologia de desenvolvimento dos materiais empregados no motor 2.4 i-VTEC 16 válvulas DOHC a gasolina, incluindo o alumínio no bloco, cabeçote e cárter, e o comando de válvulas variável permitiram atingir a potência de 206 cv a 7.000 rpm e o torque de 23,9 kgf.m a 4.400 rpm, com uma taxa de compressão de 11:1 – em relação à versão anterior do Civic Si, 2.0 i-VTEC, a potência teve um aumento de 14 cv e o torque de 5 kgf.m. A rotação pode chegar a 7.100 rpm, característica de um propulsor “elástico” capaz de proporcionar uma condução esportiva, oferecendo agilidade e força em qualquer condição, sem o auxílio de compressores ou turbinas, e ainda permitir economia de combustível.

Honda Civic Si Coupé. Foto: Divulgação.

Honda Civic Si Coupé. Foto: Divulgação.

O motor foi projetado para oferecer uma aceleração forte e linear com baixo consumo e, consequentemente, baixas emissões de poluentes. Esta versão i-VTEC possui variação de abertura de válvulas tanto na admissão como na exaustão, permitindo excelente torque em baixas rotações e potência em altos giros. No painel, um LED laranja acende ao lado do nome i-VTEC no exato momento em que o sistema privilegia a potência em altos giros, aumentando a abertura de uma válvula de admissão e uma de exaustão, por cilindro. Além de um comportamento altamente esportivo, o som do sistema de escapamento é uma melodia para os apaixonados por performance.

Mantendo a tradição da marca, que leva para os carros de rua seu DNA dos bólidos de pista, o câmbio do Civic Si Coupé é manual de seis velocidades dotado de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas. O modelo também conta com o sistema VSA (Vehicle Stability Assist) para auxiliar no controle da estabilidade, quando é preciso retomar o domínio do veículo em situações de sobre-esterço (saída de traseira) e subesterço (saída de frente). Sua central eletrônica detecta falhas de aderência e possível perda de trajetória, freando e liberando na intensidade exata a roda afetada para que o carro retorne à direção correta, além de atuar sobre o sistema de injeção/ignição eletrônica, quando necessário.

Faróis do Honda Civic Si Coupé. Foto: Divulgação.

Faróis do Honda Civic Si Coupé. Foto: Divulgação.

Para complementar o conjunto esportivo, a suspensão dianteira do tipo MacPherson e a traseira Multi-Link passaram por alterações na geometria e trazem novos componentes. No sistema traseiro, as molas estão com maior ângulo, os amortecedores têm nova calibragem e a barra estabilizadora está mais rígida, oferecendo mais estabilidade mesmo em curvas acentuadas.

Os pneus 225/40R18 também contribuem para o excelente desempenho do Civic Si Coupé, assim como a direção com assistência elétrica EPS (Electric Power Steering). Este sistema não requer fluido, pois é acionado a partir de um motor de corrente contínua de alta potência, facilitando a realização de manobras. O motor recebe uma tensão de 12 volts proveniente do gerenciamento da unidade do EPS, que capta sinais do sensor de torque. O resultado é uma direção mais leve em manobras de estacionamento, por exemplo, e mais precisa em altas velocidades. No sistema de freios, foram adotados discos ventilados na dianteira e discos rígidos na traseira, com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem), garantindo segurança em todas as situações.

Cockpit de um esportivo genuíno

Inspirado em carros de competição, o interior do Civic Si Coupé ressalta sua esportividade com o revestimento dos bancos nas cores preta e vermelha, além do painel, que traz componentes com aspecto de fibra de carbono e instrumentos com iluminação vermelha, criando uma diferenciação clara em relação ao restante da linha.

Painel do Honda Civic Si Coupé. Foto: Divulgação.

Painel do Honda Civic Si Coupé. Foto: Divulgação.

O toque final de esportividade fica por conta do shift light, sistema localizado no painel superior à esquerda que informa a aproximação da rotação de potência máxima do motor: conforme o giro aumenta, seis luzes acendem gradativamente em linha. As primeiras quatro são na cor laranja e as duas últimas são vermelhas – a última indica que o motor está produzindo sua potência máxima, no limite de suas rotações. Ao lado, o motorista ainda encontra velocímetro e os medidores de combustível e temperatura do motor. Na parte inferior estão conta-giros, hodômetro digital, avisos visuais e indicador de temperatura externa.

Também está integrado ao painel o display de LCD i-MID com a nova função Power Monitor, que indica por meio de um gráfico de barras a evolução da potência do motor. No painel central, está o Display Audio, uma tela de 7″ sensível ao toque que reproduz imagens da câmera de ré com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo), além de informações do CD/MP3 player, Bluetooth, entradas USB e HDMI para iPod/iPhone, computador de bordo com dados do veículo e ar-condicionado digital. O conjunto de áudio de alta definição traz quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer.

No interior, a versão Si está identificada pelo logo nos tapetes (opcionais), bancos e no volante multifuncional, que inclui os controles do sistema multimídia e velocidade de cruzeiro. A esportividade e grande estilo são reforçados com o teto solar elétrico, a manopla e o volante revestidos em couro e os pedais de alumínio.

Disponível nas cores sólidas Taffeta White e Rallye Red e nas perolizadas Crystal Black e Orange Fire, o Civic Si Coupé tem preço público sugerido de R$ 119.900,00 independentemente da cor, com três anos de garantia, sem limite de quilometragem.

Civic Si Coupé – Equipamentos

  • Logo “Si” na grade dianteira, tampa do porta-malas, volante, bancos e tapetes;
  • Rodas de liga leve aro 18″;
  • Faróis de neblina;
  • Vidros, travas das portas e retrovisores elétricos;
  • Ar-condicionado automático e digital;
  • Câmera de ré;
  • Teto solar elétrico;
  • Áudio com visor LCD de 7″ (CD/AM-FM/USB/Bluetooth);
  • 4 alto-falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer;
  • Painel de instrumentos com iluminação vermelha;
  • Revestimento de couro no volante e manopla de câmbio com detalhe em alumínio;
  • Bancos com revestimento em tecido exclusivo nas cores preta e vermelha;
  • Volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade;
  • Piloto automático;
  • Airbags frontais, laterais e de cortina para motorista e passageiro dianteiro.