Após muita especulação, eis que a Mercedes-Benz finalmente lançou oficialmente no mercado brasileiro o seu modelo do segmento de transporte. Trata-se da van Sprinter 415 CDI 9+1, onde são 9 assentos, mais o banco do motorista. Com preço sugerido de R$ 139.628, o modelo já está disponível nas concessionárias da montadora no Brasil.

Sobre as medidas da nova Mercedes Sprinter, é importante ressaltar que o modelo é o mesmo da versão 415 CDI 15+1 Teto Baixo para 15 passageiros, por isso dispõe de grande espaço interno, o que resulta em muito conforto aos ocupantes do veículo. A altura interior é de 1.65 m, a altura externa (com ar-condicionado) é de 2,58 m, são 2,42 m de largura, 5,91 m de comprimento e 3,66 m de distância entre-eixos.

Interior

Internamente, além do conforto e bom acabamento, a Mercedes Sprinter 10 lugares conta com rádio CD/MP3 com conexão Bluetooth, SD Card e entradas auxiliares, porta-garrafa, porta-objetos, volante multifuncional ajustável em profundidade e altura, piso acarpetado, ar-condicionado e bancos de couro com apoio para os braços.

Em relação ao sistema de ar-condicionado, esse foi desenvolvido para atuar sobre as condições climáticas da América Latina. O mesmo conta com um aviso de temperatura exterior, sendo que o motorista também tem a possibilidade de selecionar a temperatura interior do veículo, a fim de mantê-la sempre em um nível agradável.

Para concluir, quanto aos itens de série, a nova Mercedes Sprinter conta com limpador do parabrisa traseiro, rodas de liga leve, farol de neblina, retrovisores, vidros e travas elétricas, fechamento central das portas por controle remoto, entre outros equipamentos que completam a lista do modelo alemão.

Motorização

A Mercedes Sprinter 415 CDI 9+1 conta com o bloco Mercedes-Benz OM 651 LA biturbo de quatro cilindros, motor esse que é capaz de gerar 146 cv de potência e que está acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades.

Segurança

Pensando na segurança dos ocupantes da Mercedes Sprinter 10 lugares, a van conta com o programa eletrônico de controle de frenagem e estabilidade ESP Adaptativo, função essa que nada mais é do que a junção dos sistemas EBV, BAS, ASR e ABS.

Esse sistema possui a responsabilidade de reduzir os riscos de acidentes (até mesmo nas situações mais críticas), de garantir que o motorista tenha o máximo de domínio possível do veículo e também de manter a estabilidade do veículo.

Como itens de segurança, a Mercedes Sprinter 10 lugares conta com aviso sonoro que indica a falta do uso do cinto de segurança do motorista, tensionador do cinto de segurança que funciona de forma associada com o airbag e airbags de série tanto para o acompanhante do banco dianteiro quanto para o motorista.