Eis que a Volkswagen decidiu apresentar a linha 2015 do SUV Touareg em território chinês, indicando assim que o utilitário é uma das apostas da montadora alemã no mercado asiático. Contando com novos equipamentos de segurança e tecnologia, além de novidades no visual da parte traseira e dianteira, o modelo chega forte para competir com os seus rivais.

Embora tenha sido anunciado que o Volkswagen Touareg 2015 passaria por grandes transformações, a verdade é que o utilitário recebeu alguns ajustes pontuais, entre eles podemos destacar o novo para-choque com efeito horizontal com entradas de ar laterais deslocadas nas extremidades, nova grade do radiador formada por quatro aletas cromadas transversais (as duas últimas invadem os faróis) e novos faróis (agora eles são maiores e contam com bi-xênon de série em todas as versões do modelo).

Além dessas novidades estéticas, o Touareg 2015 também conta com novas opções de rodas aro 18, 19 e 20, novas lanternas de neblina com LEDs, novo difusor entre as ponteiras de escape e para-choques com linhas mais simples. Lembrando que essas novidades estão presentes na traseira do utilitário. Para completar as mudanças na parte visual, o SUV recebeu o pacote “Chrome & Style”, onde uma faixa cromada que percorre toda a lateral inferior do carro é adicionada.

Em relação aos equipamentos de segurança e tecnologia, as novidades ficam por conta do uso de pneus de baixa resistência ao rolamento e melhorias aerodinâmicas que resultam em uma redução do consumo de combustível, do sistema City Emergency Brake e do controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, o ACC.

A suspensão a ar também é uma novidade no Touareg 2015, entre as funções disponíveis podemos destacar a condição de a suspensão ser rebaixada quando o carro está em velocidades mais elevadas (acima de 140 km por hora) e também da capacidade do sistema em aumentar a distância entre o SUV e o solo (até 300 mm) para que o modelo ande em terrenos irregulares (condução off-road).

A parte mecânica também recebeu novidades, sendo assim, todas as versões que contam com motor V6 TDI passam a ser equipadas com a função “roda-livre”, onde o motor da caixa de transmissão automática de oito marchas é desacoplada, a fim de que utilize-se a energia cinética do carro em fases em que a aceleração não é necessária para a condução ou então em descidas.

Além disso, há também o sistema automático de pós-colisão, onde uma colisão secundária é evitada, diminuindo assim os riscos de um possível acidente. Com todas essas novidades, o Volkswagen Touareg 2015 será um grande adversário para o BMW X5. Melhor para os consumidores, que terão duas excelentes opções de SUV.