A fim de manter o Sonata um carro competitivo, a Hyundai anunciou a linha 2015 do sedan, modelo esse que será vendido no mercado sul-coreano e também em outros países, inclusive no Brasil. A expectativa da montadora é de que o carro consiga ir bem contra o Chevrolet Cruze, Ford Fusion, Honda Civic e Toyota Corolla.

O modelo presente nas imagens é o que será vendido na Coréia do Sul, sendo assim o modelo norte-americano (possivelmente o mesmo que será vendido no Brasil) só será anunciado no Salão do Automóvel de Nova York, no entanto a Hyundai já adianta que não haverá grandes mudanças.

Sobre as novidades, o Sonata 2015 ficou levemente mais largo e longo do que o modelo atual, isso se dá pelo fato de que o carro agora segue as mesmas diretrizes de estilo que estão presentes no novo Hyundai Genesis.

De olho em seus principais mercados, o asiático e o norte-americano, a Hyundai está produzindo um novo Sonata 2015 com comprimento total de 4,85 m,  o que resulta em muito espaço interno e consequentemente, conforto.

Por falar em conforto, este foi melhorado com a adição do sistema de entretenimento, garantindo assim a melhor experiência possível aos ocupantes do Hyundai Sonata 2015. Em relação à segurança, ela também foi revisada e sofreu melhoras consideráveis.

Apostando em um estilo mais sóbrio e objetivo, a Hyundai promoveu algumas mudanças na parte interna do Sonata 2015, portando o sedan agora conta com um visor multifunções localizado na parte de cima do painel, logo entre as aberturas de ventilação. Além disso, o acabamento foi melhorado, com o acréscimo de materiais de melhor qualidade, deixando o modelo com o interior bem semelhante aos dos carros alemães.

Como atrativo, a Hyundai irá oferecer opções de personalização para o interior do carro, onde o motorista poderá escolher as mais diversas combinações de revestimentos e cores (como couro e detalhes em alumínio).

A lista de equipamentos de série é bastante interessante, dentre eles podemos destacar o sistema de iluminação com fachos direcionais com lâmpadas de xênon SmartBeam, assistente de estacionamento, airbags integrados em cortinas de porta, controle de cruzeiro adaptativo, detecção de objetos em pontos cegos, aviso de mudança de faixa, volante aquecido, teto solar panorâmico, assentos ventilados e controle de temperatura independente.

Para o mercado da Coreia do Sul, a Hyundai equipou o novo Sonata 2015 com duas opções de motores, o 2.0 de 168 cavalos de potência (versão de entrada) e o 2.4 GDI capaz de gerar 193 cv de potência (presente nas versões mais completas).

A dinâmica do carro conta com tração dianteira e transmissão manual ou automática de seis marchas. Os preços ainda serão anunciados pela Hyundai.