novo-ford-ka

Como havíamos informado anteriormente, a Ford confirmou que irá disponibilizar o novo Ka com motor 1.0 de três cilindros nas versões de entrada do hatch e do sedan. Os detalhes do novo bloco foram anunciados nessa quarta-feira (9), com a inauguração oficial da segunda fábrica de motores da marca no país na cidade de Camaçari, na Bahia.

O novo propulsor, que a marca afirma ser o mais potente do país, será batizado de 1.0 3C Duplo Comando Flex. Ele possui três cilindros e 12 válvulas, cárter e cabeçote de alumínio, bloco de ferro fundido, duplo circuito de refrigeração e coletor de escape integrado. Fora isso traz tecnologia Easy Start, que elimina o tanquinho de partida em dias frios; correia dentada com lubrificação constante e duplo comando de válvulas variável Ti-VCT (admissão e escape) que melhoram o consumo e a redução de emissões.

Com esse conjunto, o propulsor rende 80 cv com gasolina a 6.500 rpm e 10,1 kgf.m de torque 3.500 giros e 85 cv quando abastecido com etanol também a 6.500 rpm e com 10,7 kgf.m de torque a 4.500 rpm. Esses números o tornam o propulsor o 1.0 mais potente disponível no mercado nacional, quando abastecido com combustível derivado da cana-de-açúcar.

novo-motor-ford

Falando um pouco da nova unidade, ela custou R$ 400 milhões e conta com 24,5 mil metros quadrados de área. A linha de montagem possui moderno controle de qualidade com câmeras de alta definição conectadas por wi-fi, que monitoram 40 robôs e todas as estações de produção. Há ainda controle de pressão do ar e temperatura para evitar contaminação nos processos.

A capacidade total de produção bate em 210 mil unidades anuais e atenderá tanto a versão hatch quanto a versão sedã do Ka, que chegam em julho.

ford-ka-2015

Falando do novo Ka, ele já começou a ser divulgado em TV aberta e já ganhou até hotsite próprio, onde os clientes podem se cadastrar para receber notícias e detalhes a seu respeito. Confira mais imagens:

Anterior1 de 13
Use suas teclas ← → (setas) para navegar

Ka Concept

Anterior1 de 13
Use suas teclas ← → (setas) para navegar