De olho no mercado de utilitários, a Volkswagen está preparando duas novidades que virão para complementar a sua linha de SUVs. Lembrando que a marca já conta com o Tiguan, modelo esse que não tem atingido resultados tão expressivos na categoria.

Um deles é o Volkswagen Taigun (derivado do up!), modelo esse que é menor do que o Tiguan e que será destinado a um público mais simples. A outra novidade é versão SUV do aclamado Golf, utilitário esse que contará com 4,1 metros de comprimento, ou seja, será 20 cm maior do que o Taigun e 10 cm menor do que o Tiguan.

A versão SUV do Golf foi apresentada na forma de carro conceito durante o Salão do Automóvel de Genebra, sendo assim é possível ter uma pequena noção do que a Volkswagen prepara para o seu novo utilitário. Logo de cara, percebemos uma traseira que lembra a do Golf, enquanto a dianteira conta com design inovador.

O preço ficará na casa dos R$ 75 mil, valor esse que não foge muito do que é cobrado nas versões top de linha do Renault Captur e o Ford EcoSport, modelos esses que são rivais diretos do SUV alemão. Lembrando que o utilitário da montadora norte-americana é o líder de vendas da categoria.

O motor pode causar certa polêmica, visto que será um 1.4 TSI Flex (produzido na planta da Volkswagen que fica em São Carlos), acoplado a uma transmissão automática DSG de 7 marchas (mesma do Novo Golf) ou então um câmbio manual de seis velocidades.

A Volkswagen não pretende colocar o Golf versão SUV apenas no mercado brasileiro, sendo assim é bem provável que o utilitário seja vendido nos EUA e também no continente europeu, lembrando que a montadora alemã não possui bons números na “terra do Tio Sam”.