lada-vesta-2016Longe do Brasil há um bom tempo, a russa AvtoVAZ continua investindo forte em sua terra natal. Um dos próximos objetivos é disponibilizar naquele mercado o sucessor do sedã Priora, que já acusa o peso da idade com seu projeto dos anos 2.000.

Maior e mais moderno, o Vesta, como será chamado, vai chegar ao mercado local entre o final de 2015 e começo de 2016. E não será preciso esperar todo esse tempo para conhecê-lo. A marca oficialmente divulgou nesse meio de semana um sketch que mostra o estilo do novo veículo. A inspiração das linhas veio do conceito XRay, mostrado em agosto de 2012 no Salão de Moscou.

Um dos destaques do Vesta será sua ampla lista de equipamentos de segurança e conforto. Serão oferecidos itens como acionamento do motor por cartão, seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, controle de cruzeiro e GPS, entre outros – tudo de série.

A plataforma será compartilhada com a Datsun e os motores 1.6 de 110 e 125 cv com a aliança Renault-Nissan. O preço deve ficar entre 7 mil e 8 mil euros no mercado russo.

A ideia da marca é também oferecer futuramente o novo veículo no mercado europeu, provavelmente pelas mãos da Dacia, hoje controlada pelo grupo Renault.

Veja outras imagens: