Disposta a aumentar a sua gama de opções no mercado brasileiro, além de dar continuidade ao seu projeto de retomar as primeiras posições do ranking das montadoras, a Peugeot está preparando o lançamento da série esportiva do hatch 208. A grande novidade fica por conta da sigla GTI, que agora encorpa o carro.

Produzido no Brasil, o modelo trará outra boa surpresa para os consumidores, a carroceria com 4 portas (5 portas com o porta-malas), lembrando que o Peugeot 208 GTI francês (que é importado para a Argentina) conta apenas com 2 portas.

Além da carroceria com 4 portas, outra grande diferença em relação ao modelo francês fica por conta da sua motorização. Uma vez que enquanto o 208 europeu é equipado com o propulsor de quatro cilindros 1.6 Turbo capaz de gerar 200 cv de potência, o Peugeot 208 GTI brasileiro conta com o bloco 1.6 THP (o mesmo que equipa o Citroën DS3) que fornece 165 cv de potência. A transmissão é manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades.

Diferente das suas versões mais convencionais, o Peugeot 208 GTI 4 portas conta com alguns detalhes mais “envenenados” e esportivos, tais como saída de escape dupla, adereços aerodinâmicos nos para-choques (traseiro e dianteiro) e nas laterais, além de rodas aro 17 e pneus 205/45.

A parte interna conservou mais o design europeu do 208 GTI, sendo assim o modelo conta com detalhes em vermelho nas costuras do couro dos revestimentos, puxadores de portas e no console central, além do volante revestido em couro e outros detalhes em aço escovado.

Mesmo que a montadora francesa ainda não tenha definido os preços do modelo, a previsão é de que o modelo custe algo em torno de R$ 65 mil. A data de lançamento ainda não foi estipulada, mas a expectativa é de que o carro chegue ainda no primeiro semestre de 2014.