Mostrando que também se preocupa com a preservação do meio ambiente, a Kia apresentou ao mundo a sua contribuição em prol desse assunto, a novidade marcou presença no Salão do Automóvel de Chicago e tem nome de Kia Soul I Electric. Além disso, a montadora sul-coreana já adiantou que o modelo estará nas concessionárias ainda em 2014.

Além do fato de ser elétrico, contar com um motor capaz de gerar 109 cv de potência, de ser abastecido por uma bateria de íons de lítio e de ter a autonomia de rodar 162 km com apenas uma carga, o Kia Soul elétrico também chamou a atenção por seu design moderno. Lembrando que o modelo é o primeiro carro elétrico da marca a ser vendido fora da Coreia do Sul.

Diferente de outros conceitos elétricos que foram apresentadas pelos concorrentes, o Kia Soul elétrico pode ser recarregado de diversas maneiras, seja em uma tomada de 110v por 24h, em uma de 240v por 12h ou então nas estações próprias para o modelo. Vale ressaltar que 80% da carga total é atingida em pouco mais de 30 minutos.

Em relação ao desempenho divulgado pela Kia, podemos dizer que o mesmo é animador, visto que o Soul elétrico é capaz de fazer de 0 a 100 em 12 segundos, além de alcançar a velocidade máxima de 150 km/h. Esse desempenho só é conquistado graças à colocação da bateria no chão do carro, o que possibilita que o centro de gravidade seja rebaixado, melhorando de forma considerável o comportamento dinâmico do carro.

Ciente de que os carros elétricos não fazem ruído, o Kia Soul elétrico conta com um sistema de alerta que funcionará para avisar aos pedestres mais distraídos que um carro está vindo. Além disso, falando mais sobre o visual do modelo, vale destacar que sua aerodinâmica sofreu melhorias e que seu design foi alterado em relação ao modelo original.

O interior do modelo ganhou um sistema multimídia que é totalmente adaptado às necessidades desses tipos de carros, enquanto a parte externa conta com novas rodas de liga leve e grade dianteira renovada.

Nos EUA, os modelos já sairão de fábrica com ar-condicionado exclusivo, Bluetooth, faróis de neblina e câmera traseira.