Já presente nas concessionárias e revendedoras autorizadas de todo o país, o novo Audi S3 é mais uma vez a aposta da montadora alemã para alcançar a liderança do segmento de versões esportivas. O preço sugerido é de R$ 190 mil (lembrando que os preços podem variar segundo o estado onde você irá fazer a compra), ou seja, cerca de R$ 70 mil a mais do que a configuração original do hatch.

Com o intuito de melhorar ainda mais o desempenho, o Audi S3 2014 teve o seu peso reduzido, tudo graças a retirada de alguns excessos no bloco do motor, no interior do carro e na carroceria. Com isso, o hatch está agora 60 kg mais leve, podendo assim receber um número maior de equipamentos, sem que o seu rendimento seja afetado.

O visual, embora conte com uma boa quantidade de acessórios esportivos, não é capaz de impressionar tanto o consumidor, no entanto é importante lembrar que a falta de ousadia já se tornou uma característica da Audi (o mesmo acontece com a sua controladora, a Volkswagen). Fontes garantem que essa mesmice chegou ao seu limite e que por isso, novidades estão para surgir em 2015.

Sobre as novidades no visual, destaque para a substituição dos faróis de neblina por luzes diurnas com LEDs, para as novas rodas aro 18 e para os retrovisores prateados. O interior é melhor do que o dos concorrentes nos quesitos comodidade e acabamento, no entanto a mesma falta de ousadia volta a prejudicar o Audi S3 hatch.

O console central e o painel contam com desenhos simples, ou seja, longes de serem capazes de impressionar os ocupantes do modelo. No quesito espaço interno, o novo Audi S3 vai muito bem, uma vez que devido à nova plataforma MQB e ao aumento da distância entre-eixos, o hatch médio está ainda mais espaçoso. O porta-malas também cresceu, são cerca de 15 litros a mais, dando um total de 365 litros de capacidade.

O motor continua sendo o 2.0 FSI, no entanto algumas novidades foram inseridas ao bloco, os quatro cilindros de injeção direta, por exemplo, são totalmente novos, onde podemos destacar a injeção dupla com coletor de escape integrado ao cilindro que é capaz de gerenciar a temperatura (Audi Valvelift) e o novo turbocompressor que agora está maior (conta com 1,2 bar de pressão).

Com todas essas novidades, o bloco 2.0 FSI tornou-se capaz de gerar 300 cv de potência, ou seja, 35 cv de potência a mais do que a versão anterior. O câmbio é o S-Tronic (automatizado de dupla embreagem) de seis marchas. A transmissão ainda conta com o sistema launch control.

Sobre a dinâmica do carro, a direção progressiva é bastante firme e por isso passa muito mais segurança do que propriamente, emoção. A tração Quattro continua sendo fundamental para a estabilidade do carro, ainda mais em conjunto com a boa suspensão presente no Audi S3, que nessa versão 2014, conta com quatro opções de regulagem.

A dirigibilidade é muito boa e o sistema de escape (com quatro saídas) conta com um alto-falante que reproduz artificialmente o tom grave do ronco esportivo nas acelerações. Em relação à segurança, a Audi caprichou no novo S3 hatch, entre as novidades, o grande destaque fica por conta do sistema Audi Drive Select, que é responsável por regular as respostas da direção, do câmbio, do pedal do acelerador, dos amortecedores e da suspensão.