Devido aos bons resultados alcançados pela versão hatch do A3, a Audi resolveu ampliar a gama de opções do modelo, por isso está lançando a configuração sedan do carro. Já presente nas concessionárias da montadora alemã, a novidade conta com itens interessantes, além de uma parte mecânica renovada.

Lembrando que, embora o Audi A3 Hatch conte com mais de 17 anos de mercado, somente agora, as vésperas de o carro comemorar o seu décimo oitavo aniversário, é que a montadora alemã resolveu criar a versão três volumes do modelo.

Contando com 2,63 m de distância extre-eixos, 1,79 m de largura (3 cm a menos que o A4) e 4,45 m de comprimento (25 cm a menos do que o Audi A4) e porta-malas com capacidade para 425 litros (o Audi A4 suporta 480 litros), o A3 Sedan possui um espaço interno bastante reduzido, no entanto nada que venha a causar grandes desconfortos aos ocupantes do veículo.

Pessoas mais altas sentirão um desconforto maior, uma vez que pelo fato de o carro possuir teto solar de série, o mesmo dispõe de altura interna reduzida. No mais, o carro consegue transportar tranquilamente o motorista e mais quatro passageiros.

Em relação ao seu design, as linhas suaves e o estilo luxuoso continuam marcando presença, características essas que são marcas registradas da Audi. Além disso, o interior conta com um painel bem desenhado e acabamento de altíssimo nível.

Ainda sobre o interior do Audi A3 Sedan, o mesmo é recheado de itens tecnológicos, tais como o sistema Audi Connect que possibilita o acesso a redes sociais e internet, uma tela de 7 polegadas localizada no centro do painel (conta com a opção do MMI Touch, onde o usuário pode rabiscar na tela, por meio do toque, números e letras que auxiliarão nas suas buscas), navegação MMI Plus e o sistema de som Bang & Olufsen.

Antes de abordarmos a motorização do Audi A3 Sedan, é importante citarmos o seu desempenho dinâmico, uma vez que após a realização de diversos testes, constatou-se que o modelo apresenta desempenho semelhante ao da versão Hatch, sendo que a grande diferença fica por conta da sua melhor estabilidade durante a condução.

Sobre a motorização, inicialmente, o Audi A3 Sedan será comercializado apenas com a opção do motor 1.8 TFSI capaz de gerar 180 cv de potência, sendo acoplado a uma transmissão S tronic de sete marchas.

A versão equipada com o motor 2.0 TFSI que fornece 280 cv de potência deve chegar ao mercado em março de 2014. Os modelos 1.4 Turbo ainda não possuem previsão para serem lançados.

Por enquanto, o Audi A3 Sedan será importado, mas o projeto da Audi é de começar a produzir o modelo no Brasil a partir do segundo semestre de 2015 (juntamente do SUV Q3).

Sobre o preço, o A3 Sedan está custando R$ 116.400, valor esse que está bastante de acordo com todas as novidades, equipamentos e opções presentes no modelo alemão.