Como já era esperado por milhares de consumidores, a Hyundai finalmente deu o braço a torcer e admitiu que errou feio ao equipar o i30 2014 com o frágil motor 1.6 16V Flex do compacto HB20. A montadora sul-coreana já vinha dando demonstrações de que estava arrependida, o que se confirma pela grande quantidade de descontos oferecidos pela marca que chegaram a quedas de até R$ 10 mil.

A fim de reparar o erro, a Hyundai está em fase final de preparação para o lançamento do i30 com motor mais potente. Será o 1.8 16V a gasolina, o mesmo que equipava o sedan grande Elantra. A previsão é de que o hatch chegue ao mercado em janeiro de 2014.

Equipado com o motor 1.8, o Hyundai i30 2014 agora oferece aos consumidores, uma potência maior, algo em torno de 150 cv de potência. Lembrando que o propulsor 1.6 16V Flex oferecia 128 cv de potência.

O propulsor 1.8 se encaixa melhor com a transmissão automática de seis marchas, com o porte e o preço do Hyundai i30 2014. Por falar em preço, a tendência é de que o mesmo não seja alterado, notícia essa que é “bem-vinda” por parte consumidores, uma vez que o modelo sul-coreano foi bastante criticado pelo fato de ter o preço muito elevado.

Além disso, subir o preço do carro nesse momento seria péssimo para a Hyundai, uma vez que o i30 2014 enfrenta a concorrência do novo Ford Focus e do Volkswagen Novo Golf. Por isso, é bem provável que o hatch custe entre 70 e 80 mil reais, tudo dependerá dos equipamentos presentes no modelo.

Com essa mudança no motor, a Hyundai possui a expectativa de conseguir dobrar a quantidade de carros vendidos mensalmente, ou seja, de 300 para 600 unidades por mês. No entanto, nem tudo são flores, uma vez que o modelo equipado com o propulsor 1.6 Flex só sairá de linha assim que os atuais estoques forem esgotados.