Após lançar a nova L200 Triton, a Mitsubishi apresentou a linha 2014 do Pajero Dakar, com algumas novidades no visual e mudanças interessantes em sua parte mecânica, o modelo é uma das apostas da montadora japonesa para desbancar seus principais concorrentes.

A fim de deixar o carro com um aspecto mais moderno, a Mitsubishi promoveu algumas modificações no visual do Pajero Dakar, tais como rodas Power Design de liga leve aro 17, faróis de neblina, novo para-choque dianteiro e nova grade off-road que é composta por faróis de xênon HID com regulagem automática de altura e novos lavadores.

Segundo a Mitsubishi, o tanque de combustível do Pajero Dakar 2014 está cerca de 20% maior do que o seu antecessor, sendo assim são agora 90 litros contra os 70 do modelo anterior.

O interior do Pajero Dakar 2014 deixa um pouco a desejar no quesito espaço interno, no entanto a presença do moderno sistema multimídia Power Touch que conta com uma tela de sete polegadas (que também exibe as imagens da câmera de ré), Bluetooth com viva-voz, MP3 Player, CD e DVD, sensor de estacionamento e GPS com mais de 1.250 cidades mapeadas, compensa, de certa forma, essa falha da montadora.

Além disso, a parte interna do Mitsubishi Pajero Dakar 2014 conta com novos bancos (os bancos dianteiros do motorista e passageiro possuem ajuste elétrico) e borboletas atrás do volante (sistema Paddle Shift).

Disponível em três versões, a configuração HPE (High Performance Equipment) conta com setas indicadoras de direção com LEDs nos retrovisores, rack de teto preto, maçanetas das portas com acabamento cromado, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, grade frontal com moldura cromada, luzes de neblina com contorno cromado e moldura na cor grafite, conjunto óptico integrado ao para-choque e sistema Keyless.

Em relação aos itens de série, o Mitsubishi Pajero Dakar 2014 é equipado com piloto automático, controle de áudio, ar-condicionado automático, volante com revestimento em couro, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva.

A parte mecânica do Mitsubishi Pajero Dakar 2014 foi a que mais recebeu novidades, tanto que o motor 3.2 (a diesel) de quatro cilindros em linha que antes produzia 170 cv de potência, agora é capaz de fornecer 180 cv de potência. O propulsor ainda conta com intercooler, turbocompressor, injeção eletrônica direta Common-Rail e 16 válvulas.

Seu câmbio que antes era automático de apenas quatro velocidades foi substituído por uma transmissão, também automática, mas de cinco marchas. Lembrando que essa é a única opção disponível para as versões movidas a diesel.

O bloco 3.5 V6 MPI 24V (a gasolina) que fornece 205 cv de potência segue acoplado ao câmbio automático de quatro marchas. Ele não sofreu modificações, portanto continua apresentando o mesmo desempenho.

O novo câmbio automático de cinco marchas conta com o sistema Sports Mode, que possibilita ao condutor trocar as marchas de maneira sequencial por meio das borboletas situadas atrás do volante ou da alavanca presente no console.

Ao todo são quadros modos de tração: 4×4 bloqueado com reduzida, 4×4 bloqueado, 4×4 e 4×2.

Dispondo de 2,8 m de distância entre-eixos, 1,84 m de altura com rack e 4,69 m de comprimento, o Pajero Dakar 2014 mostra-se grandioso por fora, mas com espaço interno abaixo do oferecido pelos seus rivais.

Pensando sempre na segurança dos ocupantes do modelo, a Mitsubishi adicionou ao Pajero Dakar 2014: freios ABS (que evita o travamento das rodas durante as frenagens), EBD (que distribui a frenagem eletronicamente) e oito airbags (antes eram apenas 2).

Os preços do Mitsubishi Pajero Dakar 2014 são os seguintes:

  • Pajero Dakar Diesel AT: R$ 146.990
  • Pajero Dakar HPE Flex: R$ 146.990
  • Pajero Dakar HPE Diesel: R$ 172.990