Apresentado no Salão do Automóvel de Detroit, em janeiro de 2013, como carro conceito, o Honda Urban é uma das apostas da montadora japonesa na tentativa de superar o incontestável, Ford EcoSport. Com lançamento previsto para o fim de 2014 no Japão e para meados do mesmo ano nos EUA, o SUV, provavelmente, só chegará ao Brasil após 2015.

A demora ao lançamento do Honda Urban no Brasil se dá pelo fato de que a planta da montadora japonesa em Sumaré, São Paulo, ainda não possui capacidade e condições de produzir um carro desse nível. Por isso, a empresa fará os investimentos e ampliações necessárias, para só assim poder ter o modelo fabricado em território brasileiro.

Caso não consiga colocar a fábrica de Sumaré em condições de produzir o SUV Urban, a Honda pensa em algumas alternativas, uma delas seria a de importar o carro do México (o modelo será fabricado a partir de Abril de 2014 na planta de Celaya), visto que embora existam cotas estabelecidas pelo governo, o carro chega ao Brasil isento de impostos de importação.

A segunda opção seria a de levar a produção do sedan Honda City para a Argentina e usar o espaço aberto para a fabricação do Urban. Essa hipótese pode ser uma boa alternativa, no entanto dentro da empresa existem aqueles que não concordam com a ideia, visto que o City está indo muito bem no mercado e mudar sua produção para os nossos vizinhos poderia minar as vendas do mesmo.

Em relação ao Honda Urban, a dianteira mostra-se bastante futurística, destaque para os faróis com luzes de LED e para a grande frontal que se divide em duas partes (superior e inferior), sendo separada por uma barra que integra as lanternas e ainda traz em seu centro, a marca da montadora japonesa.

A traseira traz alguns traços que lembram, de longe, o Kia Sportage, no entanto as lanternas traseiras seguem o mesmo padrão das dianteiras, ou seja, com design futurístico e bastante sofisticado.

O interior é recheado de tecnologia, além de ser muito espaçoso e confortável. O painel apresenta-se bastante iluminado, os bancos são ergonômicos e o modelo ainda terá acesso à internet de diferentes formas. A parte interna do Honda Urban certamente é um dos pontos fortes do SUV.

Contando com 4,3 m de comprimento, o Honda Urban é 23 cm menor que o Honda CR-V, o modelo irá se colocar um nível abaixo do que o seu irmão, visto que a montadora japonesa possui o objetivo de preencher todas as categorias com carros que tenham condições de brigar de igual para igual com os concorrentes.