Para por fim de vez ao mistério que rondava sobre o lançamento da nova geração do Ka, a Ford anunciou, de forma oficial, o lançamento da linha 2014 do compacto mais famoso da montadora norte-americana.

Seguindo os passos do EcoSport e derivado da plataforma do New Fiesta, o novo Ford Ka será desenvolvido no Brasil, mas vendido por todo o mundo. A previsão é de que as vendas comecem ainda no primeiro semestre de 2014.

Chamando inicialmente de Ka Concept, o modelo manterá seu nome atual. O compacto que será vendido na Europa será importado da China, além disso, a Ford irá investir no mercado indiano, visto que o carro é bastante famoso por lá.

O novo Ford Ka faz parte do plano One Ford, iniciativa que pretende transformar todos os modelos da marca em carros globais. No entanto, mesmo de olho em outros mercados, a montadora norte-americana aposta tudo no Brasil, lugar onde o compacto é um dos líderes de vendas do seu segmento.

O Ford Ka, que já era econômico, deve ficar ainda mais, pelo menos é o que promete a Ford. Os últimos testes do INMETRO demonstraram que o compacto possui condições de atingir esse objetivo, no entanto todos aguardam a chegada do Volkswagen up!, para assim saber qual dos modelos “bebe” menos.

Além das inéditas quatro portas, o novo Ford Ka 2014 será o responsável por estrear o motor 1.0 ECOnetic que conta com três cilindros, 12 válvulas e que é capaz de gerar entre 80 e 90 cv de potência (devido à injeção flex).

Além do estreante motor 1.0, o novo Ford Ka contará também com o bloco Sigma 1.5 16V (mesmo usado no New Fiesta brasileiro) capaz de gerar 111 cv de potência. A transmissão será manual e equipará as duas versões de motor. A expectativa é de que o carro ganhe nos próximos anos, o câmbio automatizado Powershift de dupla embreagem.

Em relação aos itens de série, o destaque deve ficar por conta da presença do ar-condicionado como item de série desde a versão básica S (haverá também a configuração SE, seguindo assim a mesma linha do Hyundai HB20).

Como já tinha sido especulado, o Ford Ka 2014 deve mesmo custar entre 30 e 40 mil reais, no entanto é importante lembrar que a montadora norte-americana ainda não confirmou os valores, sendo assim é necessário aguardar a divulgação do preço oficial do compacto.