Nós já havíamos anunciado o novo Duster 2014 (em março de 2013). Na época, ainda não existiam muitas informações sobre o modelo que, atualmente, é o vice-líder de vendas em sua categoria, fato esse que está fazendo com que a Renault adie, em alguns anos, a chegada da nova geração do SUV.

Inicialmente, a ideia da montadora francesa era de lançar o novo Duster em meados de 2014, no entanto a empresa mudou de ideia e resolveu focar na renovação dos modelos Renault Logan e Renault Sandero, visto que os mesmos estão crescendo bastante no mercado nacional e por isso necessitam de uma atenção especial vinda da marca. Sendo assim, a nova versão do utilitário ficará provavelmente para 2015.

Ainda não há uma definição certa sobre o lançamento em 2015, visto que algumas fotos oficiais do carro já foram lançadas, alimentando a expectativa de que a Renault possa antecipar o lançamento do modelo para 2014, sua ideia inicial.

Como já foi dito, a Renault já divulgou algumas imagens do Renault Duster 2014. As fotos mostram um carro com algumas modificações em relação à versão anterior, principalmente no design da parte externa.

Exterior

A dianteira, por exemplo, conta com novos faróis de dupla parábola com luzes diurnas, nova entrada de ar inferior e grade frontal adornada por duas tiras cromadas. Na traseira, a nova logo 4WD, o tubo de escape cromado e as novas luzes são os destaques.

As rodas agora são de liga leve “Dark Metal” aro 16 e o teto conta com barras de apoio que possuem a função de exaltar o estilo SUV do modelo.

Interior

O interior também foi revisado e conta com novidades, destaque para o novo console central ladeado por dois componentes estruturais verticais que elevam a característica robusta do carro e para o painel de instrumentos totalmente redesenhado.

Em relação ao estilo do interior do novo Duster 2014, existem quatros opções de estofamentos, sendo um deles em couro. Além disso, a cabine está ainda mais confortável, uma vez que o banco traseiro foi reforçado e os assentos ganharam um novo desenho.

Personalização

Para quem gosta de personalizar seu carro, a boa notícia é de que a Renault irá oferecer pacotes especiais para o modelo, são eles, o Off-road (que inclui barras laterais cromadas) e o Adventure, ambos com características próprias e com a capacidade de mudar um pouco a cara do SUV.

Tecnologia

Como parte tecnológica do Renault Duster 2014, podemos exaltar o sistema multimídia Media Nav, que além de possuir conectividade com o Bluetooth, também incorpora CD player com USB e MP3, rádio e outros níveis de acabamento.

Entre os itens de série, a grande novidade fica por conta dos controles dos vidros elétricos, esses que ficam agora nas portas e contam com o modo de um toque no lado do motorista.

Motorização

A parte mecânica do novo Duster 2014 deve ser equipada com o motor 1.2 TCe capaz de gerar 125 cv de potência, a expectativa anterior era de que os blocos não fossem alterados, no entanto a Dacia resolveu inovar e adicionou turbo ao bloco do SUV.

Preço

Os preços ainda não foram divulgados, visto que não existe uma previsão oficial para o lançamento do Renault Duster 2014.