Após ser apresentado como carro conceito na Fenatran de 2011, o novo Fiat Uno Furgão finalmente foi apresentado em sua versão de comercialização. O anúncio foi feito no final de outubro durante a 19ª edição do Salão Internacional do Transporte (Fenatran) que aconteceu no Pavilhão de Exposições do Anhembi, São Paulo.

Além do Fiat Uno Furgão, também foi apresentada a nova geração do Fiat Fiorino (há muitos anos que a Fiorino não era renovada). Com esses dois lançamentos, a montadora italiana espera entrar de vez no segmento de carros de transporte leves.

Sobre o Fiat Uno Furgão, algumas mudanças foram feitas em relação ao carro conceito apresentado em 2011. A parte externa, por exemplo, conta com vidros do vão de carga escurecidos e com grade protetora (a fim de garantir segurança no transporte, uma vez que a grade evita com que a carga fique exposta), retrovisores e para-choques pretos.

O interior do novo Uno Furgão não sofreu modificações, sendo assim continua bastante simples, mas confortável e bastante funcional, sendo assim o ideal para um carro de transporte.

Tendo a capacidade de transportar até 400 kg de peso ou então 1.000 litros de volume, o novo Uno Furgão é bastante útil para ser usado por microempresários, assistências técnicas, oficinas volantes, empresas de manutenção e telecomunicação, entregas rápidas, floriculturas, padarias, entre outros.

Para facilitar o manuseio da carga, o assoalho do vão de carga é totalmente plano, sem falar que o compartimento onde é feito o transporte conta com iluminação e revestimento completo de boa qualidade.

Para suportar bem ao peso e garantir bom desempenho, o Fiat Uno Furgão conta com os motores 1.0 Evo Flex capaz de gerar 73 cv de potência com gasolina e 75 cv de potência com etanol e 1.4 Evo Flex que fornece 88 cv de potência com etanol e 85 cv de potência com gasolina. A transmissão deve ser manual de cinco marchas (não existe confirmação).

A previsão é que o novo Fiat Uno Furgão chegue ao mercado em novembro de 2013, sendo que os preços sugeridos são de R$ 30.900 para a versão com motor 1.0 e R$ 32.900 para a configuração equipada com o bloco 1.4.

Disponível nas cores Prata e Branco Banchisa, o novo Uno Furgão é uma das apostas da Fiat para a temporada. Vamos aguardar pelos primeiros consumidores, a fim de saber o que eles acharam dessa novidade.