Após lançar o Focus Sedan 2.0 Powershift e o Focus Hatch S 1.6, a Ford resolveu desenvolver uma versão bastante próxima da configuração top de linha, tudo para que os consumidores possam desfrutar de mais conforto e desempenho sem ter de desembolsar grandes quantias em dinheiro.

Como já foi dito, a versão lançada, Titanium, é bastante próxima do modelo top de linha, no entanto a ausência de alguns equipamentos deixa essa diferença bastante clara. O ponto positivo é que mesmo não contando com alguns itens, o carro é bastante confortável e não fica devendo em nada.

Em relação ao motor, continua o mesmo presente na versão S, sendo assim teremos mais uma vez o bloco 2.0 Duratec Direct Flex capaz de gerar 178 cv de potência, acoplado a caixa de transmissão automática Powershift de seis marchas.

Para dizer que não houve mudanças na parte mecânica do Ford Focus Sedan Titanium 2.0 Powershift, é importante ressaltar que o modelo conta com freios a disco nas quatro rodas, onde os traseiros são sólidos e os dianteiros ventilados.

Sobre os itens de série, o Ford Focus Sedan Titanium 2.0 Powershift conta com ar-condicionado digital e automático com controle individual de temperatura para passageiro e motorista, retrovisores externos com rebatimento elétrico, espelho retrovisor interno eletrocrômico, farol de neblina dianteiro, piloto automático, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, 6 airbags (de cortina, laterais e frontais), volante e bancos revestido em couro e rodas de liga leve aro 17.

O carro, portanto, conta com câmera de ré, navegador, ar-condicionado, telefone, comandos de voz com funções de áudio, Premium Sound com 4 tweeters e 5 alto-falantes, tela de LCD multifuncional touchscreen no painel central de 8 polegadas, Radio AM/FM, CD Player MP3, USB/iPod e Bluetooth e sistema de navegação, todos esses equipamentos do SYNC Media System com MyFord Touch.

Lembrando que além da versão Titanium, ainda há a configuração Titanium Plus, onde são adicionados teto solar, luzes diurnas com LED e sistema de estacionamento automático.

O preço que está sendo divulgado é de R$ 86 mil, onde são incluídos o valor da pintura perolizada e do frete, que, juntos, acrescentam R$ 1.285. Com esse valor, o Ford Focus Sedan Titanium 2.0 Powershift se encaixa na categoria de top de linha dos sedans médios do mercado brasileiro. Tendo assim o Honda Civic EXR, Toyota Corolla Altis e Volkswagen Jetta TSI como principais concorrentes.