VW Fox completa dez anos no Brasil
A Volkswagen está em festa, pois o Fox acaba de completar dez anos de mercado. O modelo foi apresentado em outubro de 2003 e já ultrapassou a marca de 1.165.000 unidades comercializadas até setembro de 2013. O Fox serviu de base para uma família de veículos, dando origem ao CrossFox, em 2005, ao SpaceFox, em 2006, e ao Space Cross, em 2011.
“São dez anos de inovação e evolução com esse modelo, que sempre foi motivo de orgulho para a Volkswagen. O Fox foi desenvolvido no Brasil e estabeleceu novos atributos de versatilidade, ergonomia, espaço interno, segurança e recursos tecnológicos em sua categoria”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
O Fox foi desenvolvido no Brasil, e por brasileiros, e segundo a marca, foi projetado “de dentro para fora”, com uma técnica que recebeu o nome de Designed Around the Passenger. Desde seu lançamento, o hatch já trazia dois motores Total Flex, ambos da família EA111: 1.0 e 1.6. Aliás, o Fox foi o primeiro modelo no mercado nacional a ter motor 1.0 flexível. O Fox modificou conceitos estabelecidos. Introduziu no país a arquitetura high roof (teto alto), que privilegia a altura elevada em relação aos outros veículos, proporcionando melhor visibilidade e maior espaço interno.
Para a linha 2008 foram feitas alterações no visual do modelo, com adoção de novo para-choque dianteiro e a opção de faróis com duplo refletor.  Em dezembro de 2008, a Volkswagen celebrava o 500.000º Fox vendido.
VW Fox completa dez anos no Brasil
O Fox também teve várias séries especiais, assim como vários modelos da marca tem. Entre eles estão: o Fox Route foi inspirado no programa Volkswagen Route, um canal de relacionamento direto entre a Volkswagen e o público universitário. Disponível nos motores 1.0 e 1.6 Total Flex, foi a primeira série especial do Fox, lançado em maio de 2007.
Em 2009 estreava o Fox Extreme, apresentado no Salão Internacional do Automóvel de 2008. Tratava-se do primeiro carro brasileiro “tunado” de fábrica. No mesmo ano estreava o a Volkswagen apresentou o Fox Sunrise, uma série especial com visual diferenciado e uma série de acessórios típicos de modelos que podem ser usados tanto na cidade como fora dela, tais como rack de teto, aerofólio no alto da tampa traseira, lanternas traseiras escurecidas, rodas de liga leve 14” com pneus de uso misto, estribos laterais e molduras nas caixas de roda.
A marca ainda criou em março de 2011 dois pacotes de personalização, com motor 1.0, visualmente diferenciados e dotados de um atraente conjunto de equipamentos de fábrica: o Black Fox e o Silver Fox. Em julho de 2011 surge o primeiro Fox Rock in Rio. Oferecido com o motor 1.6L Total Flex, com até 104 cv, com visual alusivo ao maior evento musical do mundo e conteúdo de série diferenciado. A série voltou em abril de 2013, junto com a linha 2014.
Por Marcus Lauria