O HB20 é atualmente uma das sensações do mercado automotivo brasileiro, visto que o carro se enquadra ao famoso “bom, bonito e barato” e por isso tem conquistado a preferência por parte dos consumidores. A procura é tanta, que a Hyundai tem encontrado dificuldades para atender a demanda, o que tem causado a irritação de milhares de possíveis compradores.

Devido a esse grande sucesso do HB20, a Hyundai tratou de lançar uma versão esportiva, o HB20X, e a configuração sedan HB20S, tudo para que os consumidores possam contar com uma gama maior de opções.

As novas versões também foram muito bem recebidas, o que parece ter contribuído para que a Hyundai começasse a planejar mais uma versão para o seu carro mais vendido no mercado brasileiro. Segundo informações e flagras feitos nas ruas sul-coreanas, o modelo será um SUV e virá para brigar com o Chevrolet Tracker, Ford EcoSport e o Renault Duster.

Alguns flagras foram feitos do modelo completamente camuflado pelas ruas da capital sul-coreana e embora algumas partes estivessem bem escondidas, foi possível perceber que o HB20 em sua versão SUV possivelmente contará com lanternas que invadem o porta-malas, coluna traseira escondida por vidros (como acontece na Toyota Hilux SW4), retrovisores alongados (como no Hyundai Santa Fe) e colunas dianteiras com revestimento em preto (como no Kia Soul).

Embora não existam muitas informações sobre o carro, algumas fontes especulam que o SUV do HB20 deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2014, sendo inicialmente, importado.

O carro será importante em um primeiro momento, pois a fábrica da Hyundai no Brasil está trabalhando em seu limite para conseguir atender a demanda de HB20, HB20X e HB20S, no entanto, mesmo com todo esse esforço, ainda existe muita demora e uma imensa fila de espera.

Ciente dessa situação, a Hyundai planeja investir na expansão da sua fábrica, localizada em Piracicaba, São Paulo. Com esse projeto de expandir sua planta, a montadora sul coreana conseguiria aumentar a sua produção, inclusive com a fabricação da variação SUV do modelo HB20 em território brasileiro.

Mesmo sem definições, a previsão é de que o HB20 em sua versão SUV custe entre 55 e 65 mil reais, no entanto é importante lembrar que essas são apenas especulações, visto que ainda não há informações oficiais vindas da Hyundai.