Hyundai ix35 Flex começa a ser produzido no Brasil

A Hyundai deu início ontem (17) ao lançamento oficial do ix35 Flex nacional, produzido em sua fábrica de Anápolis, Goiás. O Evento contou com a presença de executivos do Grupo CAOA – presidente do Conselho, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, presidente, Antonio Maciel Neto, vice-presidente, Annuar Ali; executivos da Hyundai Motor Brasil, presidente Willian Lee e Mr. Hyun, diretor executivo Hyundai Motor Brasil; ministro de desenvolvimento, indústria e comércio exterior, Fernando Pimentel, governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo e o prefeito de Anápolis, Antonio Gomide.

O ix35 Flex já está sendo produzido na fábrica goiana, sendo o quarto veículo fabricado nessa unidade. Além deste, a montadora produz o utilitário esportivo Tucson Flex e os comerciais leves HR e o HD78. Com um investimento de R$ 600 milhões, a expectativa do Grupo CAOA é fabricar 24 mil unidades do modelo por ano. O SUV coreano, agora nacional, sai da linha de montagem afinado com as prerrogativas do programa Inovar-Auto. O modelo nacional ainda conta com um Kit Multimídia com Rádio FM/AM, CD Player, GPS, Bluetooth, Câmera de Ré, USB, MP3 e AUX.

Para o modelo seguir as regras de montagem no mercado nacional, a fábrica de Anápolis passou por vários aperfeiçoamentos, como por exemplo, o sistema de produção passou a contar com 10 robôs, responsáveis por cerca de 50% do trabalho de soldagem para montagem da carroceria. O processo de soldagem do ix35 Flex conta com 3.200 pontos de solda e a parte de pintura das carrocerias foi totalmente automatizada.

Hyundai ix35 Flex começa a ser produzido no Brasil

A fábrica teve seu espaço físico ampliado para adicionar os novos compartimentos (Body Shop, Paint Shop, Small Parts e Pista de Testes). A área construída atual aumentou em aproximadamente 30 mil m², chegando a um total de 174 mil m². Um prédio novo foi erguido exclusivamente para a realização de testes de qualidade com 100% dos carros fabricados e a capacidade da Estação de Tratamento (ETE) foi dobrada. A Hyundai fez parceria com o Senai/Anápolis, que, em suas dependências, possui uma mini-linha de montagem, inclusive com setor de pintura. Ali, acontece o treinamento com equipamentos que simulam o processo de fabricação de um carro em condições reais.

Por Marcus Lauria