Lançado no Brasil em junho de 2013, o Volvo V40 ganhou mais uma versão, trata-se da configuração de alto desempenho R-Design, que dará ao carro uma pegada mais esportiva e arrojada.

O Volvo V40 R-Design é o último lançamento da montadora antes da chegada do tão badalado e aguardado V40 Cross Country. Com essas duas novidades, a empresa pretende assumir a liderança ou então alcançar um número maior de vendas.

Para deixar o carro mais esportivo, foram feitas modificações na aerodinâmica, a fim de proporcionar ao motorista uma condução mais suave, e a suspensão foi recalibrada. Em relação ao visual, destaque para o aerofólio, defletores de ar nas laterais, dupla saída de escape cromada e para-choques reestilizados.

Com essas mudanças, o Volvo V40 R-Design ficou com uma cara mais arrojada, o que com certeza irá atrair os consumidores apaixonados pelos carros semi-esportivos, visto que o modelo também pode ser considerado um veículo de luxo.

Como já é comum nos carros em suas versões esportivas, o interior ganhou bancos que são revestidos com couro (com costura branca e o bordado fazendo menção a versão R-Design) e tecido preto “Nubuck”, maçanetas das portas, volante e console central com detalhes em alumínio escovado, entre outras novidades que garantem aos ocupantes uma experiência bastante agradável.

Com certeza, o motor é o ponto alto do V40 R-Design, uma vez que o propulsor 2.0 é capaz de gerar 210 cv de potência. A transmissão é automática de seis marchas. Lembrando que para atingir esse desempenho, o bloco do carro sofreu algumas modificações.

Os “rivais” do Volvo V40 possivelmente serão o BMW 125i M e o Volkswagen Novo Golf GTI, sendo assim, acredito que o modelo alemão sairá em desvantagem, visto que o modelo parece não ter força para disputar de igual para igual com os seus concorrentes.

Fora da realidade da maioria dos brasileiros, o Volvo V40 R-Design custa a partir de R$ 135.950, valor esse que é “salgado”, mas que se coloca como padrão nessa categoria de carros luxuosos e esportivos.