Como escolher o melhor módulo de potência para seu carro

Escolher um módulo de potência para seu carro não é nenhum bicho de sete cabeças. Se trata só de conhecer alguns pontos básicos que nenhum vendedor ou instalador vai te ensinar…mas que você sim tem que saber. Vamos lá?

1: A relação entre a potência do módulo e os alto-falantes

Muito se fala sobre o assunto. Uns dizem que o lance é que a potência seja a mesma, outros que seja maior…mas a real é bem simples: a mesma potência não é, nem nunca será suficiente. Vc corre o risco de estourar seus alto-falantes de cara, na primeira vez que der um gás no som.

A relação ideal é a de dobro. Assim, se você tem um par de subwoofers de 500w, no total você tem 1000 watts de potência em alto-falantes. Com isso, o que você precisa é de um módulo de 2000 watts. Ponto e final.

2: O fator impedância

Impedância é a resistência que um circuito faz a passagem elétrica. Se você ainda não entendeu do que estou falando, vamos nos aprofundar mais: A energia elétrica tem que passar pelo alto falante. No caminho, encontra o que podemos chamar de dificuldades, que são três: a resistência elétrica, a magnética e a mecânica. A soma dessas três dificuldades de passagem é chamada de impedância.

Ficou na mesma? Tá, não importa muito. O que você deve mesmo saber não é a definição de impedância, mas sim o valor da impedância de seus alto-falantes em  Ohms, que é a medida usada para ela. Procure sempre comprar em lojas que ofereçam uma boa descrição dos produtos que vende, como a Famo, por exemplo. Comprar em uma loja que ofereça uma descrição clara e precisa evita um monte de problemas futuros!

A impedância de seu equipamento deve, sempre, casar com a impedância do seu módulo. Se usar alto-falantes de impedância superior a do módulo, vai estar jogando dinheiro fora, já que a potência estará sendo desperdiçada. Combine bem o par.

3: Mono e estéreo não são frequências de som

O efeito estéreo se dá ao receber o som de ambos lados, ou seja, pelos alto-falantes instalados nas portas. O que acontece é que nesse caso, nossos ouvidos conseguem apreciar as variações de som, que são jogados de um lado para o outro outro.

Se todo seu equipamento está no porta malas, meu amigo…você não vai conseguir perceber “efeito jogada” nenhum. Então, você não precisa comprar um módulo de potência estéreo, já que não vai haver diferença nenhuma. Já se você tem alto-falantes nas portas, não compre um módulo mono, se não vai perder as variações.

4: Conheça a frequência de seus alto-falantes

Escutar o som de cornetas e tweeters depende da frequência de seu módulo, que deve ser perfeitamente compatível com o resto de seu equipamento. Como saber? Se informando, oras. Leia bem a descrição dos produtos antes de comprar.

E vale ressaltar, mais uma vez, que ISSO NÃO TEM NADA A VER com Mono e Estéreo, que não são frequências de som, mas sim a distribuição do som, em si.

Pronto! Você já sabe o “basicão” para escolher bem seu módulo. Agora, que tal dar uma passada aqui e conferir os preços?