Dando continuidade ao seu projeto de alcançar a liderança do mercado brasileiro, a Nissan anunciou mais uma novidade, trata-se do Grand Note, modelo esse que virá para substituir o carro de passeio, Livina. Com mais essa aposta, a montadora japonesa segue cumprindo a promessa de lançar 8 novos automóveis até 2016.

Lembrando que para substituir o Livina, a Nissan irá lançar o Note e para o lugar do Gran Livina, a montadora japonesa aposta no Grand Note. Essa mudança de planejamento faz parte de um projeto ousado que a empresa possui para os próximos anos.

O Livina foi uma aposta da Nissan para concorrer diretamente com o Chevrolet Meriva, o Fiat Idea e o Honda Fit. Com maior espaço interno, uma lista de itens de série satisfatória e algumas inovações no visual e na parte mecânica a montadora japonesa esperava alcançar a liderança da categoria, no entanto não foi isso que aconteceu.

Sem muito mercado no Brasil, o Livina viu seus maiores rivais dispararem nas vendas, tanto que enquanto o modelo da Nissan vendeu 3.488 unidades entre janeiro e maio de 2013, o Chevrolet Spin (substituto do Meriva) emplacou 15.293, o Fiat Idea 5.504  e o Honda Fit 15.293.

Com esse “fracasso” nas vendas, a Nissan resolveu agir rápido e já está desenvolvendo o Note e o Grand Note. A previsão é de que ambos os modelos sejam fabricados no Brasil a partir de 2015, mais precisamente na planta de Resende, no Rio de Janeiro.

Vale ressaltar que o Nissan Note e o Grand Note serão fabricados sobre a plataforma “V”, a mesma usada no March e no Versa. A montadora ainda não divulgou as novidades que estarão presentes no carro, sendo assim não sabemos ao certo como serão ambos os modelos.