Com o objetivo de atingir os mercados emergentes, a Nissan relançou a marca Datsun, empresa essa que é japonesa e que esteve ativa entre 1931 e 1981. Com mais essa aquisição, a montadora segue firme em busca da liderança do mercado mundial.

Como primeiro trabalho, a Datsun já anunciou o modelo GO, carro esse que é um hatchback de 4 portas e que tem chegada prevista para 2014 na África do Sul, Brasil, China, Índia, Rússia, entre outros países emergentes. A novidade foi apresentada durante o último Salão do Automóvel de Frankfurt.

Fazendo uso da mesma plataforma dos seus irmãos Nissan March e Versa, o Datsun GO deve ser produzido no Brasil, visto que a empresa planeja a criação de uma planta em território brasileiro, algo que deve acelerar a chegada do novo popular japonês.

Medindo 1,63 m de largura e 3,78 m de comprimento, o Datsun GO possui um desenho que lembra a nova geração do Gol, visto que sua traseira é levemente “quadrada” e suas linhas se assemelham ao modelo da Volkswagen.

Por ser um carro desenvolvido especialmente para o mercado emergente, o Datsun GO não dispõe de muito luxo, tanto que o seu interior é bastante simples e não conta nem mesmo com rádio embutido, de diferente, apenas um suporte para smartphone.

Analisando o carro, podemos perceber que se trata de um modelo bastante simples, ou seja, nada muito diferente do que a Fiat e Volkswagen oferecem em seus modelos mais básicos, sendo assim o brasileiro não ficará muito impressionado com o lançamento da Datsun.

O motor é 1.2, acoplado a uma caixa de transmissão manual de cinco velocidades. Por ser japonês, o propulsor do modelo nos dá a impressão de ser bastante competente, no entanto somente o tempo dirá qual a verdadeira força do mesmo.

Assim que chegar ao Brasil, o Datsun GO deve ter como rivais os demais carros populares presentes no mercado, como é o caso do Fiat Uno e do Volkswagen Gol. No entanto, é importante lembrar que essa é apenas uma previsão, visto que o modelo ainda não foi lançado.

Preço

Em relação ao preço, na Índia, ele custará cerca de 6.700 dólares, ou seja, algo em torno de R$ 15.400. Mesmo sendo improvável, se o modelo vier com valores próximos a isso, com certeza o Datsun atingirá um grande público no país, visto que milhares de brasileiros desejam um carro mais barato e que disponha de qualidade satisfatória.