Ciente de que o Optima é muito bem classificado no mercado brasileiro, a Kia optou por não efetuar grandes mudanças no modelo, uma vez que “em time que está ganhando não se mexe”. Por isso, a nova linha do sedã grande da montadora sul-coreana chega às concessionárias com leves modificações em seu visual, entre outras novidades.

Apresentado no Salão do Automóvel de Nova York, o Optima 2014 está ainda mais moderno, visto que as mudanças promovidas pela Kia fizeram com que o carro ganhasse uma cara mais luxuosa e sofisticada, tanto que estão comparando o seu design ao do novo Cerato.

Exterior

Em relação às mudanças feitas no visual do Kia Optima 2014, podemos destacar a nova configuração dos faróis dianteiros, que agora contam com uma faixa de LEDs na parte superior e também o para-choque que foi redesenhado e exibe um aspecto mais moderno.

Na traseira, as novas lanternas (com design parecido com o Kia Cerato), as novas luzes de neblina e o spoiler traseiro renovado deixaram o carro com um visual ainda mais luxuoso e com uma pegada esportiva.

As tão criticadas rodas também foram modificadas, visto que agora as mesmas são oferecidas em diferentes opções de desenho, encaixando assim ao gosto e necessidade do consumidor.

Como pudemos reparar, a Kia aproveitou a mudança de ano para corrigir pequenos erros e incluir alguns pequenos detalhes que deixaram o carro mais bonito.

Interior

O interior do novo Optima continua bastante luxuoso e espaçoso, no entanto a Kia decidiu melhorar alguns aspectos, por isso adicionou uma tela de LCD de 4,3 polegadas ao painel de instrumentos, colocando o item como de série. Como opcional, o consumidor poderá optar por uma tela de 8 polegadas com alta resolução para os sistemas de entretenimento (UVO eServices) e navegação, além de um sistema de som com oito alto-falantes.

Versões

O Kia Optima 2014 está disponível no mercado norte-americano nas versões LX, EX, SX e SX-T, no entanto, os brasileiros poderão adquirir apenas a versão intermediária do modelo (EX), visto que será a única disponível em território nacional.

Itens de série

Em relação aos itens de série, o Kia Optima EX 2014 vem equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, travamento central, retrovisor elétrico, faróis de neblina, airbag duplo, freios ABS, CD Player com Rádio, rodas de liga leve aro 18, maçanetas cromadas, retrovisores aquecidos e bancos de couro.

Como opcionais estão a pintura metálica e o teto solar, além da tela de 8 polegadas com alta resolução que já foi citada anteriormente e que deixará o Optima 2014 ainda mais moderno.

O motor é o  2.4 capaz de gerar 180 cv de potência, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. A versão top de linha (que não virá para o Brasil) conta com o potente propulsor 2.0 Turbo.

O novo Kia Optima tem como concorrentes, o Chevrolet Malibu, o Citroën C5 e o Hyundai Sonata. Em relação ao preço, o modelo possui valor sugerido de R$ 107.900.