A Toyota continua com a missão de alavancar as vendas do Etios, por isso lançará, até o fim de 2013, a versão aventureira do modelo. Chamada de Cross, a configuração contará com várias novidades estéticas, além de mudanças no interior e melhorias em alguns pontos.

Baseado na versão top de linha do modelo (XLS), o Toyota Etios Cross custará R$ 1.500 a mais do que a configuração original, sendo assim terá preço estimado entre 42 e 43 mil reais. Por esse valor, pode ser que o carro ganhe algum destaque, mas ao que parece a linha Etios definitivamente não vingará no Brasil, pelo menos não como a montadora japonesa espera.

Exterior

As principais mudanças em relação à versão original estão na parte externa do Etios Cross, sendo assim o carro deverá contar com logotipo com o nome da versão (Cross), máscara negra nos faróis, rack no teto, adesivos na tampa do porta-malas e nas laterais, acabamento acinzentando nos retrovisores externos e nas rodas, grade dianteira preta, possível estepe na traseira, rodas de liga leve com desenho inédito, suspensão elevada, plástico na caixa de roda e no para-choque, entre outras novidades que devem ser divulgadas pela Toyota.

Interior

Em seu interior, o Toyota Etios Cross terá novidades que farão referência à versão, sendo assim, os consumidores podem aguardar por uma parte interna recheada de detalhes e acabamentos exclusivos.

Motorização

Equipado com o motor 1.5 capaz de gerar 96 cv de potência, o Etios Cross terá seu desempenho bastante semelhante ao de sua versão original (XLS), a diferença pode ficar por conta de alguns detalhes na aerodinâmica, mas nada que seja muito significante.

Concorrentes

Nessa nova categoria, o Toyota Etios Cross terá uma concorrência pesada, sendo o Hyundai HB20X, o Renault Sandero Stepway e o Volkswagen CrossFox seus maiores “rivais” e que, com certeza, dificultarão em muito a vida do modelo da montadora japonesa.

Versões

Com a configuração Cross, agora a linha Etios conta com quatro versões, sendo X, XL, XLS e Cross. Lembrando que todas são equipadas com o mesmo motor. Atualmente, o modelo é o 20º carro mais vendido do mercado, são mais de 36 mil unidades vendidas em 2013.