Apresentado no Salão do Automóvel de Nova York, o Kia Soul 2014 chega ao mercado norte-americano no último trimestre de 2013. No Brasil, a novidade possivelmente só chegará no segundo semestre de 2014, no entanto essa não é uma informação garantida pela montadora sul-coreana, visto que tudo dependerá da demanda.

Mesmo que tenha sofrido poucas alterações, o novo Kia Soul conta com algumas novidades que merecem destaque, principalmente em seu visual e também em seu interior, visto que o carro está mais moderno e conta com uma lista de itens de séries mais recheada que a da versão anterior.

Exterior

Mesmo que a estrutura tenha sido mantida, o Kia Soul 2014 está 1,5 cm maior do que a versão atual. Além disso, a carroceria está mais rígida, mudança essa que melhora a segurança dos ocupantes do carro.

A grade frontal continua bastante parecida com a da versão atual, no entanto a dianteira teve algumas partes renovadas, como é o caso do para-choque e os faróis que ganharam novas linhas, inéditas entradas de ar lateral (cromadas e com o nome Soul) e o capô mais largo e que dá a impressão de estar invadindo as laterais.

A traseira está bastante parecida, no entanto é importante destacar os retrovisores aerodinâmicos e as novas lanternas (que cresceram e ganharam uma moldura responsável por ligá-las pelo meio da tampa do porta-malas).

Interior

Com certeza, a parte interna deixará de ser um dos pontos fracos do Kia Soul, para enfim ganhar status de diferencial do carro. Digo isso, pois a montadora sul coreana finalmente acertou na mão e desenvolveu um interior de ótimo nível para o seu modelo.

Além de contar com detalhes em couro em diversas partes (até no painel), o interior do Kia Soul 2014 está mais espaçoso, sofisticado e muito mais bem desenhado. Com certeza, a montadora está muito feliz com o seu trabalho.

Versões e itens de série

No mercado norte-americano, o novo Soul 2014 estará disponível em três versões, abaixo você confere um pouco mais a respeito de cada uma delas.

Versão de entrada: conta com controle de estabilidade, Bluetooth, freio a disco nas quatro rodas, ar-condicionado, conjunto elétrico e sistema Hill-Start.

Versão Plus: além dos itens já citados, a versão adiciona rodas aro 17 e grade em preto brilhante. Os equipamentos opcionais são o pacote ecológico ECO, que possibilita um consumo reduzido, sistema Start/Stop, pneus de baixa resistência e o sistema de som premium.

Versão Exclaim (top de linha): contando com todos os itens já citados, a configuração ainda adiciona sistema de entretenimento UVO, espelhos retrovisores eletricamente rebatíveis, câmera de ré, para-choque traseiro e dianteiro com detalhes na cor da carroceria, luzes diurnas de LED e rodas de 18 polegadas. Nessa configuração, os opcionais são: ar-condicionado automático, tela de LCD com oito polegadas, sistema de som Infiniti e os pacotes Sand e Sun.

Motorização

Em relação à parte mecânica, o Kia Soul 2014 contará com duas opções de propulsores: o motor 1.6 GDI capaz de gerar 130 cv de potência e o 2.0 GDI que fornece 164 cv de potência. A transmissão nas versões de entrada é manual de seis marchas (com caixa sequencial como opcional), já nas configurações top de linha ela é automática de seis velocidades.

Preço

Os preços ainda não foram definidos, no entanto a previsão é de que os valores fiquem entre R$ 34.800 e R$ 48 mil.