Novo motor Duratec Direct é revelado pela Ford no novo Focus Sedan

A Ford revelou hoje (29), em São Paulo, durante o “Focus pop-up gallery”, no Parque do Ibirapuera o novo motor com injeção direta de combustível para funcionar tanto com etanol como com gasolina. Trata-se do Duratec Direct, considerado o primeiro do mundo a usar essa tecnologia, além de outras inovações. O motor vai ser usado em um primeiro momento pelo novo Focus Sedan, que chega em breve ao País, e que também foi revelado em uma avant-premier durante o evento.

“O Duratec 2.0 Direct Flex do Novo Focus é o primeiro motor do mundo com essa tecnologia, desenvolvida especialmente para o Brasil. É mais um exemplo do pioneirismo da Ford em motores para oferecer o melhor em performance e economia de combustível”, afirmou Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford, na abertura do evento para a imprensa.

Novo motor Duratec Direct é revelado pela Ford no novo Focus Sedan

O motor Duratec Direct 2.0, usa injeção direta de combustível flex, que aproveita o máximo de energia, com eficiência e economia, segundo a montadora. O propulsor foi desenvolvido pela engenharia brasileira, onde esse sistema permite um gerenciamento eletrônico apurado da dosagem de combustível no motor. O sistema de ignição também foi substituído por um mais moderno e que garante uma partida rápida em qualquer condição, sem a necessidade de recursos adicionais.

De acordo com a Ford, essa nova tecnologia funciona da seguinte forma: o combustível abastecido no tanque é conduzido por bombas (elétrica e mecânica de alta pressão) até as flautas onde estão os bicos injetores. O duplo comando independente e variável de válvulas controla o fluxo da injeção em alta pressão dentro do cilindro, que opera com uma taxa de compressão de 12:1.

O combustível é borrifado diretamente na câmara de combustão. Com o auxílio de sensores inteligentes, ele é queimado no ponto, na quantidade e no momento ideal para extrair o máximo de energia e transformá-la em trabalho, que se traduz em torque e potência para o veículo. Junto com a ação do catalisador, esse processo garante também um nível reduzido de emissões.

Novo motor Duratec Direct é revelado pela Ford no novo Focus Sedan

O novo Focus Sedan 2014 com motor 2.0 Direct Flex usa a linguagem global Kinetic da Ford, com design esportivo e atraente. O modelo chega com avanços na transmissão, conectividade, segurança, conforto e equipamentos. Além de uma suspensão traseira independente, alvo de ótimas críticas por especialistas do setor.

O modelo tem como itens de série sistema de estacionamento automático, além da conectividade SYNC com tela touch-screen de 8 polegadas e comandos de voz para celular, entretenimento, navegação e climatização. Vem com telas configuráveis MyFord Touch. No que se refere a segurança o sedan traz seis airbags, controle de estabilidade e tração e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. Os faróis Bi-Xenon com lavadores embutidos são outro avanço que revela o cuidado com os aspectos de visibilidade e segurança do veículo.

Por Marcus Lauria

Imagens: G1