Com o desempenho mediano do Etios Hatch no mercado brasileiro, a Toyota tenta mais uma vez fazer com que o seu carro definitivamente emplaque e comece finalmente a render o que a montadora japonesa aguarda desde o lançamento do modelo. O Toyota Etios Sedan é, possivelmente, a última cartada da montadora japonesa em relação ao modelo.

Exterior

O Etios Sedan possui um desenho bastante semelhante ao do Renault Logan, principalmente na dianteira. Na traseira essa semelhança é menor, visto que a mesma possui algumas características tradicionais da Toyota.

As lanternas (assim como no Etios Hatch) não agradam, elas dão a impressão de que cada uma está virada para um lado ou então que estão “saindo” da carroceria, o tamanho é um pouco desproporcional (muito grandes). O friso cromado (disponível apenas na versão top de linha) é também demasiado grande e sem utilidade nenhuma. Muitos consumidores colocaram esse detalhe como “desnecessário”.

Um ponto positivo do Toyota Etios Sedan é o porta-malas de 562 litros que é bastante grande e capaz de armazenar muita coisa (lembrando que ele é apenas 1 litro menor que o porta-malas do Chevrolet Cobalt).

Interior

Internamente, as versões Hatch e Sedan são idênticas, sendo assim, o modelo continua com seu acabamento simples e tradicional (a ergonomia não tem vez na parte interna do Etios). O painel de instrumentos mal planejado e desenhado ainda está presente, o que com certeza desagrada e muito aos consumidores.

A chave de roda e o macaco foram realocados abaixo dos bancos dianteiros (um de cada lado), ou seja, muito longe do estepe que fica localizado no porta-malas. Essa modificação foi feita com a intenção de que o espaço do terceiro-volume fosse aumentado, no entanto, a Toyota acabou tirando toda a praticidade do sistema de emergência do modelo.

O ponto positivo da parte interna do Toyota Etios Sedan é o seu espaço traseiro (são 2,55 m contra 2,46 m da versão Hatch). Com esse aumento de 11 cm, os bancos traseiros acomodam tranquilamente três pessoas, tendo ainda bom espaço para a cabeça e as pernas.

Versões

São três versões disponíveis, a X (que conta com os mesmos itens da versão Hatch, tendo também o ar-condicionado como opcional), a XS e XLS que é a configuração top de linha, na qual está presente o “polêmico” friso cromado traseiro.

Itens de série

A lista de itens de série do Etios Sedan também é um ponto positivo do carro, visto que, desde a versão de entrada, o modelo conta com bons equipamentos. Entre os principais podemos citar, desembaçador do vidro traseiro, airbag duplo, freios ABS com EBD, direção elétrica e coluna de direção ajustável.

As versões superiores adicionam itens como rádio CD Player com função MP3 e entrada USB, para-choques dianteiro e traseiro na cor da carroceria, travas elétricas, vidros elétricos traseiros e dianteiros, entre outros.

Motorização

Para todas as versões do Toyota Etios Sedan, o motor é o 1.5 16V DOHC T-Flex capaz de gerar 92 cv de potência com gasolina e 96,5 cv com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas.

Preço

  • Os preços do Toyota Etios Sedan são os seguintes:
  • Toyota Etios Sedan X 1.5: R$ 36.190
  • Toyota Etios Sedan X 1.5 (com ar-condicionado): R$ 38.890
  • Toyota Etios Sedan XS 1.5: R$ 41.490
  • Toyota Etios Sedan XLS 1.5: R$ 44.690