Fuja dos automóveis que ‘’bebem’’ muito combustível, confira as dicas para economizar

O combustível está caro, e isto não é novidade para nenhum motorista. Se o objetivo é economizar basta ser atencioso na hora de comprar e cuidar do seu carro.

Com base na pesquisa divulgada no primeiro semestre, os carros que mais consomem combustível segundo o ranking 2013 do inmetro são : Haima 2 MT 1.3 16 V, a marca chinesa está no topo com a categoria sub compacto com 9,2km/l no consumo de gasolina na cidade.

O Carro que mais chamou atenção para este quesito, foi para o modelo KIA SOUL, na categoria média versões EX e LX manuais e versões EX e LX automáticas, com consumo na cidade entre 9,6 a 10,3 km/l, um dos mais alto para um carro de porte médio. Para os compactos, o modelo da Jac j3 Turin conclui com 9,6 km/l.

É necessário estar ligado nas pesquisas de consumo de cada carro, pois assim, facilita na hora de comprar ou trocar este. Acontece que alguns detalhes esquecidos por quase todos os motoristas podem influenciar diretamente no consumo do automóvel. Andar com o carro desalinhado, por exemplo, faz o motor forçar mais e, consequentemente, consumir mais combustível.

Fazendo uma analogia entre ir ao mercado e um carro desalinhado, quando você empurra um carrinho de supermercado com as rodas tortas, para fazê-lo andar você precisa fazer mais força, o mesmo acontece com um automóvel desalinhado.A mesma lógica serve para pneus murchos.
O carro que roda com a calibragem abaixo do ideal faz mais força porque tem mais atrito e aderência ao solo. Calcula-se que para cada 4 libras abaixo do ideal, é consumido 15% a mais de combustível.

Escolher as marcas certas de pneus também ajudam na hora de economizar. Calibrar pneu é de graça e não leva mais de 5 minutos. Vale a pena uma verificação a cada 15 dias; além de poupar combustível, aumenta a vida útil do pneu e deforma menos suspensão e direção.