Mesmo após a divulgação de algumas imagens do C4 Picasso 2014, ainda havia muitas incertezas em relação ao lançamento do modelo no mercado brasileiro. Para acabar de vez com todas as dúvidas que rondavam a cabeça dos consumidores, a Citroën anunciou oficialmente que carro virá sim para o nosso país.

Chamado de Technospace pela montadora francesa, o novo Citroën C4 Picasso esbanjará modernidade tanto em seu interior, como em sua parte externa, visto que suas linhas abandonaram o formato curvilíneo e agora são muito mais retilíneas. Ainda sobre a estrutura do modelo, vale lembrar que o carro agora é montado sobre a plataforma modular EMP2.

A dianteira conta com faróis em uma posição relativamente mais baixa (mesma mudança feita no Jeep Cherokee, mas que não foi bem aceita pelos consumidores) e um sistema de iluminação diurna de LED na forma de “sobrancelha”. Todas essas alterações deixaram a frente do novo Citroën C4 Picasso muito mais bonita.

Na parte traseira, o destaque fica por conta das lanternas que foram totalmente integradas a tampa do porta-malas (apresentando um design de iluminação tridimensional) e coluna C que foi esticada.

O interior do Citroën C4 Picasso também adota um acabamento recheado de linhas retas e horizontais, deixando o carro muito mais moderno por dentro. O painel agora conta com duas telas de LCD, uma maior de 12 polegadas que exibe informações importante ao motorista (essa fica localizada no centro do painel de instrumentos) e uma de 7 polegadas por onde o condutor manuseia alguns comandos, tais como do ar-condicionado, sistema de som, entre outros.

Lembrando que ambas as telas LCD podem ser atualizadas por meio do sistema Citroën Multicity Connect, realizar os updates disponíveis garantirá com que os visores funcionem corretamente.

Em relação aos itens de série, o C4 Picasso 2014 vem equipado com sistema de chamada para serviços de emergência local em caso de acidente, cintos de segurança ativos, visão aérea panorâmica para facilitar as manobras, assistente de manutenção em pista, piloto automático adaptativo, entre outros.

Por usar essa nova plataforma, o novo Citroën C4 Picasso ficou 140 kg mais leve, além de estar mais econômico e dispondo de um espaço interno maior. Mesmo assim, o modelo é 40 mm menor que a versão anterior, mas em compensação possui um entre-eixos 55 mm maior. O porta-malas comporta 537 litros.

A parte mecânica sofreu alterações, isso porque agora o Citroën C4 Picasso 2014 conta com um novo motor THP Turbo 1.6 capaz de gerar 165 cv de potência, lembrando que esse é o mesmo propulsor usado no C4 Lounge e no Peugeot 408 THP.

Mesmo que na Europa, o C4 Picasso 2014 esteja disponível em diversas versões, aqui no Brasil, o modelo só será comercializados nas configurações top de linha. Mesmo que a Citroën não tenha acenado com preços oficiais, a previsão é de que o carro custe a partir de 90 mil reais.

A expectativa é de que o novo Citroën C4 Picasso chegue ao Brasil até o fim de 2013 ou início de 2014.