Definitivamente a era do C4 Pallas chegou ao fim, o modelo da montadora francesa, que está no mercado brasileiro desde 2006 sairá de linha e para o seu lugar a Citroën lançará o C4 Lounge, carro esse que chega recheado de novidades e disponível em várias versões.

Com linhas bem desenhadas e harmônicas, o Citroën C4 Lounge possui um visual bastante moderno e refinado, característica essa que é padrão nas montadoras francesas. Quem olha a primeira vez, percebe que a marca investiu em um modelo mais luxuoso e menos arrojado.

A parte interna também passou por esse processo, visto que o modelo está bem mais conservador e dotado de características mais leves. O painel de instrumentos, por exemplo, que exibe informações digitais e analógicas e dependendo da versão permite cinco personalizações (que variam de branco ao azul), agora está colocado atrás do volante, e não mais ao centro do painel como no seu antecessor.

O interior do novo Citroën Lounge ainda recebeu bancos em couro Zina na cor Tramontane (nas versões mais caras), bancos de tecido com tear de efeito de relevo Gung e revestimento Crepe Meridien, bancos com densidade variável, portas com painéis com toque soft e painel com textura Gigaé (grão que alterna zonas brilhantes e foscas) e revestimento em Slush (material esse que possui toque mais macio, o mesmo usado no C5 e que é capaz de permitir textura e modelagem).

Para garantir a melhor experiência possível tanto para os passageiros, quanto ao motorista, a Citroën trabalhou pesado na elaboração e fabricação da cabine do modelo, tudo para conseguir isolar as fontes possíveis de ruídos, tais como pneus, suspensão, motor, ar-condicionado, vento, entre outros. Para melhorar ainda mais a acústica do carro, a montadora francesa adicionou um para-brisa acústico (consiste em duas camadas de vidro que possuem uma película plástica no meio, onde sua função é filtras os ruídos).

Em relação à parte mecânica do Citroën C4 Lounge, os motores serão o 2.0 16 V, equipado com o comando de válvulas variável (VVV – Variable Valve Timing) e bloco em alumínio, capaz de gerar 151 cv de potência com etanol e 143 cv de potência com gasolina, e o inédito 1.6 THP que compõem a linha DS e é capaz de gerar 165 cv de potência, além de alcançar velocidade máxima de 214 km/h e fazer de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos.

A transmissão é a automática Auto6 de seis marchas e estará disponível nas duas opções de motor (1.6 e 2.0). Esse novo câmbio será responsável por substituir o antigo automático de quatro velocidades, lembrando que o mesmo também estará presente nos modelos 308 e 408 da Peugeot.

O novo C4 Lounge ainda conta com pneus Michelin Primacy 225 45/R17 (nas versões Exclusive e Tendance), barra anti-inclinação, amortecedores hidráulicos telescópios, molas helicoidais e travessa deformável nas suspensões traseira e dianteira (o eixo Pseudo MacPherson com braços inferiores triangulares está presente apenas na dianteira).

Sendo oferecido nas cores Blanc Nacré, Gris Aluminium, Gris Moondust, Noir Perla Nera, Rouge Rubi e Bleu Bourrasque, o C4 Lounge chega ao mercado brasileiro em setembro de 2013. A expectativa da Citroën é de vender cerca de 1.500 unidades por mês.

Abaixo você confere as versões do Citroën C4 Lounge e seus respectivos itens de série.

Citroën C4 Lounge Origine 2.0i 16 V Flex MT: R$ 59.990

Limitador de velocidade, cruise control, volante regulável (profundidade e altura), tomada 12 V, entrada USB no console, rádio CD MP3 com Bluetooth, 4 alto-falantes (2 na traseira e 2 na dianteira), computador de bordo,volante multifuncional espumado, puxadores e molduras de ar cromados, painel de bordo em material slush, isofix, banco traseiro bipartido 2/3 + 1/3, retrovisores elétricos, alarme perimétrico e volumétrico, vidros elétricos, saída de ar condicionado no console traseiro, ar condicionado manual, feixes de led, DRL (Day Running Light), sistema de freios ABS, EBD e AFU, faróis de neblina, molduras das janelas cromadas, repetidores luminosos nos retrovisores, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, direção eletro-hidráulica, pneus verdes 205/55 R16 e rodas liga leve aro 15.

Citroën C4 Lounge Tendance 2.0i 16 V Flex (câmbio manual de 5 marchas: R$ 62.490 ou Auto6: R$ 66.990), com os equipamentos da versão Origine mais:

Retrovisor interno eletrocrômico, acionamento do limpador de para-brisa por sensor de chuva, coming/leaving home, faróis com sensor crepuscular, sensor de estacionamento traseiro com indicador visual (barras) e sonoro, anéis cromados nos comandos de ar-condicionado, ar-condicionado automático Bi-Zone, pneus verdes 225/45 R17 e rodas de liga leve aro 17.

Citroën C4 Lounge Exclusive 2.0i 16V Flex Auto6: R$ 72,490, com os equipamentos da versão anterior, mais:

2 tweeters dianteiros, apoio de braço conforto, detalhe do painel central em preto brilhante, retrovisores rebatíveis eletricamente, monograma Exclusive, airbags de cortina e lateral, ESP/ASR, maçanetas cromadas, botão Start/Stop, sistema Keyless, para-sol com iluminação e volante e bancos em couro.

Citroën C4 Lounge Exclusive Turbo THP 165 Auto6: R$ 77.990, com os equipamentos da versão anterior, mais:

Quadro de instrumentos com LCD e instrumentos com iluminação personalizáveis, navegador com tela colorida 7 polegadas, soleiras metálicas nas portas dianteiras, câmera de visão traseira, sensor de estacionamento dianteiro, SAM (sensor de ponto cego), ponteira cromada dupla no para-choque traseiro e roda de liga leve aro 17.

Como opcionais, a versão Exclusive conta com o Pack Select que é composto por faróis de bi-xênon direcionais e teto solar elétrico.

Os preços do Citroën C4 Lounge são os seguintes:

  • Citroën C4 Lounge Origine 2.0i Flex MT: R$ 59.990
  • Citroën C4 Lounge Tendance 2.0i Flex MT: R$ 62.490
  • Citroën C4 Lounge Tendance 2.0i Flex Auto6: R$ 66.990
  • Citroën C4 Lounge Exclusive 2.0i flex Auto6: R$ 72,490
  • Citroën C4 Lounge Exclusive 1.6 THP Auto6: R$ 77.990