Com o Etios alcançando vendas abaixo do esperado no mercado brasileiro, a Toyota decidiu investir em um novo modelo, trata-se do Vios, carro esse que possuirá um interior mais refinado e moderno e uma parte externa com linhas mais arrojadas e bem desenhadas que o compacto que atualmente é vendido pela montadora japonesa.

Possuindo a mesma mecânica básica e plataforma do Etios, o Vios 2014 será muito mais moderno e terá diversos aspectos melhorados. Disponível tanto na versão sedan, como no modelo hatch, o carro também contará com a mesma distância entreeixos do seu “antecessor”, ou seja, 2,55 m.

Dando continuidade às dimensões, o Toyota Vios 2014 terá 1,47 m de altura, 1,70 m de largura e 4,41 m de comprimento. Com esses números, o modelo apresenta-se como um carro com bom espaço interno e tendo tamanho próximo ao dos seus principais rivais.

O design do novo Vios se destaca por meio da entrada de ar inferior em preto (acessório esse que eleva a natureza esportiva que a Toyota deseja levar ao carro), uma grande grade cromada que separa os faróis em formato retangular que estão inclinados em direção ao para-lamas e linhas bastante agressivas e modernas.

A traseira conta com uma faixa cromada na tampa do porta-malas (que liga as duas lanternas) e lanternas com formato trapezoidal (muito parecido ao usado no Corolla 2014). Nesse ponto, é possível reparar que a Toyota optou por seguir um lado mais conservador, por isso que a parte de trás do carro sofreu poucas modificações.

Caso seja lançado em território brasileiro, o Toyota Vios enfrentará concorrência pesada, visto que Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena, Honda City e Volkswagen Santana lutam pela liderança da categoria. Lembrando que o lançamento da montadora japonesa seria o intermediário entre o Etios Sedan e o novo Corolla.

A parte mecânica do Vios 2014 será a mesma usada no Toyota Etios (no entanto o motor do Vios virá com algumas novidades e alterações), sendo assim, o modelo contará com motor 1.5 Flex capaz de gerar 116 cv de potência, sendo acoplado a uma transmissão automática CVT continuamente variável de quatro marchas ou manual de cinco.

O propulsor ainda contará com comando de válvulas variável, sistema esse que garante mais torque e potência, dando a novo Vios um aspecto ainda mais próximo de carro esportivo.

Como itens de série, o lançamento da Toyota conta com retrovisor elétrico variável, sensor de estacionamento, direção hidráulica, áudio com entrada para MP3 e USB, ar-condicionado digital, entre outros.

Ainda sem divulgação oficial, o preço do Toyota Vios 2014 está sendo especulado por diversas fontes. A previsão é de que o modelo custe cerca de R$ 40 mil, no entanto é importante lembrar que essa é apenas uma prévia, ou seja, não há nada oficial relacionado a valores.