Construindo sua primeira fábrica no Brasil, a JAC Motors pretende inovar bastante nos próximos, uma vez que a montadora chinesa entende que para conquistar o mercado brasileiro, seus carros precisarão contar com conforto, potência, uma boa lista de itens de série, beleza e preço.

Ao que parece a montadora chinesa parece ter entendido o recado, exemplo disso é o modelo J2, carro esse que é a maior aposta da JAC no mercado brasileiro. Contando com belo design, bons itens de série, um bom motor e preço baixo, o lançamento é um dos importados mais vendidos no primeiro semestre de 2013.

No mercado desde dezembro de 2012, o J2 conta com uma estrutura semelhante à usada em outros compactos, como o Fiat 500. O design do carro, por exemplo, foi desenvolvido por um estúdio italiano.

No Brasil o JAC J2 e o Fiat 500 lutaram pela preferência dos consumidores, onde o modelo italiano aposta em seu design mais charmoso e o carro chinês em linhas modernas (destaque para as lanternas, para-choque dianteiro e grade frontal).

A parte interna do J2 também merece destaque, isso por que a mesma conta com quadro de instrumentos com iluminação direta azul e console central com linhas circulares e fibra de carbono nos detalhes.

De um modo geral o acabamento é bem feito e bastante refinado, no entanto alguns pequenos pontos deixam a desejar, caso da fragilidade de algumas peças, como das saídas de ar e de abertura da porta.

Em relação ao espaço, mesmo sendo um compacto, o cara acomoda bem o motorista e mais três passageiros (lembrando que o carro possui 4 portas). A montadora chinesa afirma que o modelo consegue transportar 5 pessoas conforto, no entanto essa não é a verdade, uma vez que os ocupantes do banco traseiros ficarão bastante espremidos e totalmente desconfortáveis.

Quem tem uma boa estatura é privilegiado, uma vez que o J2 (1,47 m de altura) é 1 cm mais alto que o J3, sendo também maior que o Fiat 500, seu maior rival.

Se dentro do carro há espaço suficiente para os passageiros, o porta-malas deixa muito a desejar, isso por que o mesmo comporta apenas 121 litros, esse valor pode ser aumentado, caso o banco traseiro seja rebatido.

Como já foi dito anteriormente, o J2 conta com uma completa lista de itens de série, tais como sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, rodas de liga level aro 14, CD player com MP3, airbag duplo, freios ABS, retrovisores com acionamento elétrico, trava central elétrica, vidros elétricos, direção assistida eletricamente e ar-condicionado.

A parte mecânica do JAC J2 também merece atenção, uma vez que o compacto é equipado com motor 1.4 VVT 16 V capaz de gerar 108 cv de potência a 6.000 rpm e 13,8 kgfm de torque a 4.500 rpm.

Com esse motor, o motorista conseguirá fazer boas retomadas, ultrapassagens e acelerações. O câmbio por sua vez é muito duro e bastante impreciso, o que pode causar irritação e desconforto ao condutor. Outra parte negativa do carro é o fato de o mesmo começar a “dançar”, assim que 100 km/h são atingidos. Essa instabilidade acaba trazendo insegurança ao motorista que passa a ter medo de acelerar.

O J2 tem o preço sugerido de R$ 30.990, um valor bastante em conta se formos comparar aos demais veículos presentes no mercado, sendo assim é uma opção válida para quem deseja adquirir um carro barato.