Depois de muita espera e expectativa, eis que finalmente a Ford apresentou o novo Focus. A exibição aconteceu no Salão do Automóvel de Buenos Aires. Vale lembrar que a montadora norte-americana está atrasada em relação ao lançamento do carro. A previsão é de que o modelo chegue ao mercado brasileiro em outubro de 2013, sendo importado da Argentina.

Em relação ao visual, o Ford Focus 2014 está ainda mais bonito do que a versão atual, isso porque o modelo ganhou novas linhas e agora conta com um design bastante arrojado e esportivo. Entre as mudanças, o destaque vai para a traseira do sedan que está mais arredondada.

O interior do Ford Focus 2014 ganhou um acabamento mais refinado (feito com materiais de melhor qualidade), no entanto o destaque vai para a central multimídia SYNC, sistema esse que permite ao motorista controlar diversas funções do carro, apenas por comando de voz.

A novidade da Ford virá equipada com sensores de estacionamento, controle de tração e estabilidade, airbag, ar-condicionado, rodas de liga leve, entre outros itens de série.

A parte mecânica não foi alterada, sendo assim o novo Ford Focus continua equipado com os competentes motores Sigma 1.6 16V Ti-VCT capaz de gerar 130 cv de potência, o mesmo usado no Ford Fiesta e o Duratec 2.0 16V Flex que oferece 160 cv de potência (mesmo motor do Ford EcoSport).  A transmissão estará disponível em duas opções, a manual e a automatizada de dupla embreagem Powershift de seis marchas.

O grande ponto negativo do Ford Focus 2014 está na exclusão do motor 1.6 Ecoboost, propulsor esse que fez bastante sucesso entre os consumidores, mas que não será oferecido no mercado sul-americano. Fazendo uso de tecnologias de última geração, o componente diminui o consumo de combustível, reduz os níveis de emissão de CO², além de oferecer excelentes 150 a 180 cv de potência.

O preço ainda não foi divulgado de forma oficial pela Ford, no entanto especula-se que seja algo próximo de R$ 52 mil. Vale ressaltar que essa é apenas uma previsão de alguns especialistas, não indicando que será esse o valor cobrado pelo modelo.

A promessa da Ford é de que o modelo 2014 será capaz de superar as vendas e o sucesso que a linha 2013 conquistou. Sendo assim, podemos esperar uma super máquina.