O modelo 2014 do Hyundai Sonata chega ao Brasil com poucas mudanças, isso seria um sinal de que a linha estaria acabando ou que uma grande novidade está por vir nos próximos lançamentos? Sem saber ao certo o que a marca pretende com o carro, vamos analisar as alterações que foram feitas.

Mantendo a Fluidic Sculpture, que fez, e ainda, faz sucesso entre os consumidores brasileiros, o Sonata 2014 teve a sua parte externa pouco modificada. São novidades que não alteram a estrutura original que foi lançada no primeiro modelo.

O reposicionamento dos LEDs nas lanternas traseiras, novas rodas metalizadas aro 18, repetidores de direção nos retrovisores, para-choque mais moderno, faróis de neblina com filetes de LEDs, grade com cromado preto e faróis com lentes escurecidas deixaram o novo Sonata mais moderno e luxuoso.

A parte interna do Hyundai Sonata 2014 pouco foi mudada, o destaque vai para os novos itens tecnológicos (semelhantes aos do Kia Optima) e o novo sistema de áudio. O acabamento também está mais moderno. O ponto positivo é que o modelo continua espaçoso e confortável.

A adição de um novo sistema multimídia com certeza contará pontos para o novo Sonata, uma vez que o mesmo irá dispor de MP2/USB/iPod, Bluetooth, câmera de ré, navegador com mapas do Brasil e 6 discos. Todas essas funções deixarão o modelo bem mais completo.

Em relação aos itens de série, o Sonata 2014 conta com teto panorâmico duplo, faróis de xenon, ESP, ar-condicionado dual zone, chave presencial com partida remota, sensores de estacionamento, chuva e crepuscular  além de oito airbags.

O motor é um 2.4 capaz de gerar 180 cv de potência, acoplado a um câmbio automático. Em relação ao rendimento, o Sonata 2014 consegue competir com os 178 cv de potência do novo motor do Elantra, no entanto a motorização do modelo fica bastante atrás dos 250 cv de potência do Azera.

Todos esses fatores prejudicam o Sonata que ainda tem de disputar a preferência com o Ford Fusion de segunda geração. Mesmo com alguns ajustes promovidos pela Hyundai, a expectativa é de que 2014 seja bem complicado para o modelo da montadora sul-coreana.

O preço do Hyundai Sonata gira em torno de R$ 108 mil, no entanto esse valor pode ser alterado a qualquer momento.