Não foi dessa vez que a Fiat promoveu as tão aguardadas mudanças na sua picape, sendo assim a Strada 2014 chega ao mercado com poucas novidades, no entanto o lançamento da opção de cabine dupla com três portas promete dar uma alavancada nas vendas e chamar a atenção dos consumidores.

Prevista para ser lançada ainda no primeiro semestre de 2013, a nova Strada sofreu mudanças na traseira, lugar onde ganhou novas lanternas e tampa. A parte externa do carro foi a que mais sofreu alterações, no entanto está na cara que esse não é o objetivo da Fiat, uma vez que a montadora italiana trabalha pesado no desenvolvimento da sexta geração da picape.

Entre todas as versões disponíveis, a Working será a mais privilegiada, isso por que o carro sofrerá alterações em várias partes da carroceria. A Fiat deu atenção especial à versão de entrada da Strada, devido ao caso de a mesma não ter recebido um novo para-choque na última remodelagem pelo qual o modelo passou.

O para-choque da Strada Working 2014 adota agora um visual bem mais arrojado, onde o farol auxiliar fica destacado nas extremidades e a entrada de ar para o motor é bastante semelhante à do novo Uno.

As laterais lembram as do Palio lançado entre 2007 e 2008. A coluna B presente na cabine simples agora conta com um aplique de plástico que simula uma entrada de ar. O vidro espião lateral da cabine estendida (que antes terminava abaixo da linha da cintura), agora marca o encontro da caçamba com a linha de cintura, lembrando que essa modificação foi feita para aumentar a capacidade de carga, por isso a tampa traseira e as laterais estão, aproximadamente, dez centímetros mais altas. O ponto negativo de tudo isso é que a visibilidade traseira ficou bastante comprometida.

Seguindo o formato usado no Palio e no Uno, a tampa traseira da Strada 2014 terá o logotipo da marca em destaque no centro e desenho ressaltado. As lanternas foram modificadas, agora as mesmas não possuem mais continuação na tampa traseira, o avanço agora é em direção às laterais. Esse novo formato é bastante parecido com o do Fiat Siena EL.

A cabine dupla com três portas é com certeza a maior novidade da Strada 2014, a terceira porta foi adicionada para facilitar o acesso ao banco traseiro. A porta é inversa (porta suicida), tendo a metade de uma porta normal e fazendo parte da estrutura, no entanto a mesma só pode ser aberta se a dianteira também for.

As atuais versões (Adventure, Trekking e Working) continuam disponíveis, assim como os motores 1.8 E.torQ e o 1.6. A mudança fica por parte do propulsor 1.4 Fire que agora será substituído pelo EVO, componente esse que já é usado no Palio, Punto e Uno. Em relação às cabines, nada foi mudado, a novidade fica mesmo, apenas, para a cabine dupla com três portas.

Os preços da Fiat Strada 2014 são os seguintes:

  • Fiat Strada Working 1.4 CS: R$ 33.750
  • Fiat Strada Working 1.4 CE: R$ 36.870
  • Fiat Strada Working 1.4 CD (3 portas): R$ 42.330
  • Fiat Strada Trekking 1.6 CD (3 portas): R$ 48.360
  • Fiat Strada Adventure 1.8 CE: R$ 49.480
  • Fiat Strada Adventure 1.8 CD (3 portas): R$ 54.360