Ciente de que o mercado está extremamente concorrido e os modelos lançados vêm fortes para a temporada, a Volkswagen investiu pesado e traz para as ruas o Fox 2014 com diversas novidades. Para esse ano, a expectativa é de que o lançamento da montadora alemã trave uma disputa acirrada com o Hyundai HB20.

A parte externa do carro não fugiu muito do seu formato tradicional, no entanto o modelo parece estar mais moderno, uma vez que a Volkswagen usou no Fox 2014 a mesma arquitetura que já foi empregada ao novo Gol e ao Voyage G6.

Essa nova arquitetura possibilitou com que novas funções fossem adicionadas ao novo Fox, entre elas podemos destacar o Comfort Blinker, sistema esse que é bastante útil nas trocas rápidas de faixa, uma vez que o mesmo permite com que o motorista indique a direção na qual deseja seguir, para isso basta que o condutor dê apenas um leve toque na alavanca de seta.

Na tentativa de tornar o Fox 2014 ainda mais completo, a Volkswagen implementou ao carro o sistema ESS (Sinal de Frenagem de Emergência), função essa que aciona as luzes de freio de forma intermitente, a fim de sinalizar aos demais motoristas que o motorista está realizando uma frenagem de emergência.

Outra boa novidade é a presença do sensor crepuscular e o PDC (Controle de Distância ao Estacionar), onde o motorista confere por meio da tela central do rádio, um diagrama que alerta sobre a aproximação de obstáculos no momento das manobras.

O Volkswagen Fox 2014 também conta com o sistema I-System (computador de bordo), onde são apresentadas diversas informações a respeito do veículo, essa função dá dicas ao motorista, por exemplo, do momento certo de utilizar o ECO Comfort, possibilitando assim uma condução bem mais econômica.

Ainda na parte externa do Fox 2014, é importante destacar as novas cores nos apliques dos retrovisores, rack de teto e para-choques, todos em contraste com o resto da carroceria, causando ainda um efeito ainda mais bonito.

A parte interna do Fox 2014 tem recebido alguns elogios, isso por que o acabamento interno melhorou e o modelo ganhou novidades em seu interior, tais como rádio integrado ao painel com conectividade por Bluetooth e entradas auxiliares, SD Card e USB.

O acionamento dos faróis agora não é mais feito na haste de seta e sim no próprio painel. Ressaltando que os botões do painel foram totalmente remodelados e receberam um novo acabamento.

Em relação aos itens de série, todas as versões do novo Fox contam com desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro, para-choques pintados na cor da carroceria, rodas de aço aro 15 com calotas, faróis com máscara negra, chave canivete, banco do motorista com regulagem de altura, conta-giros e direção hidráulica.

A versão top de linha do Fox que antes se chamava Prime, agora atende pelo nome de Highline (o termo está tornando-se padrão para as versões top de linha dos modelos da Volkswagen) e dispõe de sensor de estacionamento, espelho retrovisor externo elétrico, vidros traseiros elétricos, chave canivete e alarme keyless como itens de série.

O novo Fox 2014 está equipado com o motor 1.0 de 72 cv de potência (gasolina) e 76 cv de potência (etanol) e 1.6 que gera 104 cv de potência (etanol) e 101 cv de potência (gasolina). As versões disponíveis de motorização serão a 1.6 Highline I-Motion, 1.6 Highline, 1.6 Bluemotion (pacote esse que ajuda na economia do carro), 1.6 I-Motion, 1.6 e 1.0.

Com o pacote Bluemotion, o consumo do Fox 2014 abastecido com etanol é de 8,7 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada. Com gasolina o desempenho com certeza é ainda melhor, colocando assim o modelo na categoria de econômicos.

Os preços do Volkswagen Fox 2014 são os seguintes:

  • Volkswagen Fox 1.0: R$ 33.770
  • Volkswagen Fox 1.6: R$ 37.470
  • Volkswagen Fox 1.6 I-Motion: R$ 40.260
  • Volkswagen Fox 1.6 Rock In Rio: R$ 44.690
  • Volkswagen Fox 1.6 Highline: R$ 45.990
  • Volkswagen Fox 1.6 Highline I-Motion: R$ 48.780