O Lifan X60 foi apresentado na última quarta-feira, o evento aconteceu na cidade de Punta Del Leste, no Uruguai. O modelo será o segundo SUV chinês a desembarcar em território brasileiro. Com essa novidade, a montadora espera alcançar boas vendas e entrar de vez em um dos mercados mais aquecidos do planeta.

Tendo o também chinês, Chery Tiggo, como seu grande concorrente, o Lifan X60 também poderá atrapalhar as vendas de modelos como o Ford EcoSport e o Renault Duster, uma vez que a versão de entrada de cada um deles possui preço semelhante ao do carro da montadora asiática, sendo o modelo da Lifan dispõe de mais itens e adicionais.

O ponto negativo no Lifan X60 é que o mesmo demorou a ser lançado no Brasil, sendo assim o modelo sai atrás na disputa com o seu concorrente, o Chery Tiggo, carro esse que foi lançado no mercado brasileiro em 2009 e já possui certa reputação entre os consumidores.

Como lançamento, o X60 oferece freios ABS, airbag duplo, retrovisores, travas e vidros elétricos, ar-condicionado e direção hidráulica, todos como itens de série, no entanto, o problema é que o Tiggo já conta com tudo isso e também dispõe de mais tempo no mercado brasileiro.

O que pode contar a favor do Lifan X60 é a presença de bancos de couro, câmera de auxílio à ré e GPS, itens esses que podem elevar as vendas do lançamento da montadora.

Em relação ao motor, X60 e Tiggo também são semelhantes, isso por que o carro da Lifan vem equipado com um bloco 1.8 16 V capaz de gerar 128 cv de potência, enquanto o modelo da Chery dispõe de um 2.0 16 V que fornece 135 cv de potência. Lembrando que ambos possuem câmbio manual de cinco velocidades.

A expectativa da Lifan é de vender aproximadamente 5 mil unidades do X60 até o fim de 2013. Se isso acontecer, a empresa chinesa terá superado o número de emplacamentos do Chery Tiggo em 2012, algo próximo a 2.052.

Além de ser lançado com alguns itens de série já presentes no Tiggo, o Lifan X60 pode sofrer ainda mais, isso por que a previsão é de que o carro da Chery seja reestilizado e chegue ao mercado no final de junho.

Sendo assim, o Chery Tiggo chegaria com itens mais modernos, como é o caso do câmbio automático e o ar-condicionado digital. Lembrando que o Lifan X60 será importado do Uruguai.