Ainda chamado de Projeto 2650 XMF, o Fiat Fiorino 2014 deve ser lançando apenas no primeiro semestre de 2014. No entanto, mesmo distante de sua chegada, o novo modelo da montadora alemã já está ganhando suas formas. A traseira será a mesma da versão atual, mas em compensação a dianteira e o interior do carro serão os mesmos do novo Uno.

Há quem diga que o modelo é quase que um “Frankenstein”, uma vez que a nova Fiorino tem cara de Uno, mas faz uso de uma plataforma mista. Isso por que a parte de trás é inspirada na Strada (detalhe para a suspensão de feixe de molas que foi aproveitada) e, a porção dianteira, no novo Palio.

Para explicar melhor, é importante ressaltar que o Palio e o Uno fazem uso da mesma plataforma, no entanto a do Palio (316) possui diferenças de tamanho em relação à do Uno (327). Lembrando que os preços ainda não foram divulgados.

Mesmo com toda essa mistura, o Fiorino 2014 continuará com seu design semelhante ao do Uno, principalmente no conceito “round square” ou mais conhecido como quadrado arredondado.

Esse formato será bastante visível nas janelas-espiã traseiras, no entanto circulam boatos de que o Fiorino só chegará ao mercado após o Uno ter sua primeira reestilização, algo que não deve demorar a acontecer.

Sendo assim, o modelo 2013 da Fiorino deve ser vendido até o final de outubro ou início de dezembro.

A má notícia é que o carro não atenderá aos novos requisitos de segurança que entram em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2014, onde todos os modelos que forem lançados devem contar com freios ABS e duplo airbag dianteiro, ambos como itens de série.

O ponto positivo é que o velho motor 1.3 8V (o mesmo usado pelo Mille Furgão) que gerava 73 cv de potência foi substituído por um 1.4 8V EVO que é capaz de gerar 88 cv de potência com etanol.

Assim que novas informações forem surgindo, nós teremos o prazer de informar a todos vocês, enquanto isso só nos resta aguardar o lançamento e as novidades do Fiat Fiorino 2014.