Previsto para ser lançado no último semestre de 2013, mais precisamente entre final de setembro e início de outubro, o Volkswagen Santana 2014 chega ao mercado para bater de frente com o Chevrolet Cobalt e o Nissan Versa. Ciente de que seus concorrentes vêm forte para a temporada, a montadora alemã, mesmo adotando uma política de custo baixo, produziu um carro que atende muito bem aos consumidores.

O Volkswagen Santana 2014 chega ao mercado com a responsabilidade de substituir o Polo Sedan, por isso seu acabamento externo foi renovado, uma vez que o carro ganhou linhas semelhantes às do Jetta.

A parte interna do novo Volkswagen Santana 2014 está mais moderna, no entanto itens como comandos de ar-condicionado, painel e volante foram aproveitados de outros modelos da marca, possibilitando assim com que os custos fossem reduzidos.

Em relação aos itens de série, o Volkswagen Santana 2014 conta com sistema multimídia, assistência de arranque de subida, teto solar elétrico, sensores de ré, cortina de controle de estabilidade, airbags lateral e frontal, banco de couro, ar-condicionado, controle de tração, freios ABS e EBD, rodas de liga leve e sensor de estacionamento.

Após alguns testes realizados no modelo, foi notado que o carro possui suspensão com ajuste, sistema esse que eleva o conforto do motorista, sem modificar o eixo de torção na traseira e o esquema MacPherson na dianteira.

O motor é um 1.6 16 V Flex que gera 120 cv de potência, podendo ser automático de seis velocidades e manual de cinco. Em relação ao consumo, estima-se que o mesmo seja capaz de fazer entre 8 e 10 km/l na estrada e na cidade. Ainda em relação ao motor, nota-se que o mesmo é bastante potente para subidas.

Com 4,47 m de comprimento e 2,6 m de distância entreeixos, o Volkswagen Santana 2014 mostra-se mais espaçoso e confortável que o Polo Sedan. O porta-malas com capacidade para 480 litros é 83 litros menor que o do Cobalt e 20 litros maior que o do Nissan Versa.

Mesmo sem definição oficial de preço, a previsão é de que o Volkswagen Santana 2014 custe algo por volta dos R$ 40 mil, valor esse que permite ao mesmo competir de igual para igual com os demais concorrentes.

Analisando todas as suas novidades, podemos apontar o Volkswagen Santana 2014 como um dos candidatos a liderar o ranking de aceitação e vendas na categoria.