Apresentado em setembro de 2012, o Volkswagen Golf VII foi escolhido o Carro do Ano 2013. Em um júri formado por 66 jornalistas especialistas em automóveis, sendo os mesmos de 23 países, o modelo da montadora alemã recebeu o maior número de votos e venceu a eleição com méritos, uma vez que a VW acertou mais uma vez no cobiçado Golf.

Vale lembrar que os carros finalistas já haviam sido escolhidos no Salão de Genebra, evento esse que também elegeu o Golf VII como o Carro do Ano na Europa. Além do modelo alemão, concorriam o Mercedes Classe A, Porsche Boxter, Scion FR-S, Subaru BRZ e Toyota 86.

Os modelos foram definidos a partir de uma lista que contava com 42 indicações. O nível estava tão alto que os jurados não conseguiram definir apenas 3 finalistas, aumentando esse número para 4.

Inicialmente a sétima geração do Golf começou a ser vendida na Alemanha em novembro de 2012. O modelo também será fabricado na Volkswagen do México, sendo exportado para os mais diversos países.

Vale ressaltar que o Volkswagen Golf VII é o primeiro a fazer uso da plataforma recém-lançada pela Volkswagen, a MQB. O modelo está equipado com um motor 1.6 de 104 cv de potência, sendo movido a diesel.

Ainda em relação ao motor do Volkswagen Golf VII, ele é o mesmo da versão Bluemotion e promete fazer uma média de 30 km/l.