Depois de ser desvendada através de um folheto, a nova geração do utilitário japonês foi flagrado nesse final de semana no pátio da fábrica japonesa responsável por sua produção.

O design exterior segue o mesmo estilo dos outros modelos vendidos atualmente e lembra bastante o novo Impreza e sua variante crossover XV.
Agora montado sobre a plataforma do novo Impreza, o Forester 2013 será maior e deve dar mais conforto aos ocupantes em seu interior. Por consequência o porta-malas deve ganhar alguns litros a mais e agora vai contar com 505 litros de carga total.
Pelo menos no Japão serão disponibilizadas duas opções de motor a gasolina parao novo modelo: um 2.0 i-L Boxer DOHC de 148 cv e outro 2.0 i-L Boxer DOHC turbo de 280 cv, ambos com tração nas quatro rodas. A transmissão será manual com seis velocidades ou automática CVT.
Fora esses dois blocos ele deve ganhar ainda uma opção a diesel 2.0 de 150 cv, que será destinada ao mercado europeu e outra 2.5 Boxer de 173 cv para o mercado americano.
A montadora já divulgou o primeiro teaser do próximo Forester no Japão
O Japão será o primeiro país a receber o novo modelo em meados de novembro. Nos EUA e na Europa ele desembarca apenas em 2013.