Aliás, na cidade de Sorocaba é onde fica localizada a fábrica da montadora, que serviu de palco ontem (17), para a apresentação oficial do novo modelo.
Além da apresentação à imprensa, onde foi possível conhecer mais detalhes do Etios, a marca também promoveu uma rápida visita a linha de produção, aonde vimos de perto as modernas instalações da unidade e todo processo de fabricação do novo modelo.
Um carro compacto com o DNA Toyota de qualidade, confiabilidade e durabilidade. Esse é o Etios, primeiro veículo compacto da Toyota desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. O carro chega em dois tipos de carroceria, hatchback e sedã, e dois tipos de motorização, 1.3L e 1.5L, ambas com 16 válvulas.
O modelo tem como objetivo competir no segmento de carros compactos, o maior do Brasil em volume de vendas, com aproximadamente 65% de participação no mercado interno.
O Etios, que será produzido na recém-inaugurada fábrica de Sorocaba, tem papel fundamental nos planos de expansão da marca no Brasil. A Toyota planeja vender 70 mil unidades do compacto por ano.
O modelo chegará às concessionárias no dia 28 de setembro.
O Etios hatchback será comercializado em quatro versões, denominadas Etios, Etios X (com ar-condicionado opcional), Etios XS e Etios XLS. Na versão de entrada, o modelo tem motorização 1.3L e vem equipado com airbags frontais, para-choque na cor do veículo, porta-luvas ventilado, alertas visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e abertura de portas.
Na versão Etios X, também com motor 1.3L, o Etios mantém os mesmos equipamentos e ainda agrega componentes como coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção com assistência elétrica, freios ABS com EDB (Distribuição Eletrônica de Frenagem, em inglês), desembaçador do vidro traseiro e filtro anti-pólen. A versão também pode ser adquirida com ar condicionado, como item opcional.
O modelo Etios XS agrega, além de todos os itens mencionados, ar-condicionado, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de áudio com rádio AM/FM, CD player e entrada USB, conta-giros, além de vidros e travas elétricas nas quatro portas.
Assim, como no hatchback, a versão Etios XS conta ainda com maçanetas e retrovisores na cor do veículo, ar condicionado, sistema de áudio, conta-giros, porta-malas com acabamento cromado e vidros e travas elétricas.
A versão topo de linha (Etios XLS) vem ainda com faróis de neblina, rodas de liga leve, acabamento cromado nos difusores de ar, maçanetas na cor prata, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.
O ABS (Sistema de Freio Anti-Travamento) evita o travamento das rodas durante uma frenagem de emergência. A Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem (EBD) trabalha em conjunto com o ABS. O sistema EBD distribui a força de frenagem em resposta às mudanças de peso nas rodas dianteiras e traseiras, otimizando os parâmetros para assegurar uma força de frenagem estável.
Além de ABS e airbag, o Etios conta ainda com estrutura absorvedora de impactos. Ou seja, em caso de colisão frontal, a energia absorvida da carroceria é dissipada por toda a estrutura contribuindo para uma significativa redução de choques no interior do habitáculo. Além disso, a coluna da direção também possui um sistema de absorção de impacto.
Motor
O novo Toyota Etios terá dois tipos de motorização. A versão hatchback será equipada com propulsores de 1.3L e 1.5L Flex Fuel, ambos 16 válvulas. Já o modelo três volumes virá exclusivamente com o motor 1.5L. Veja abaixo potência dos modelos:
Etios 1.3L
– Com etanol: 90 cavalos de potência a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque a 3.100 rpm.
– Com etanol: 96,5 cavalos de potência a 3.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
Hatchback
Motor 1.3L (etanol): 0-100km/h em 11,8 segundos
Motor 1.3L (gasolina): 0-100km/h em 12,2 segundos
Motor 1.5L (etanol): 0 – 100km/h em11,1 segundos
Motor 1.5L (gasolina): 0 – 100km/h em 11,5 segundos
Sedan
Motor 1.5L (etanol): 0 – 100km/h em 11,3 segundos
Motor 1.5L (gasolina): 0 – 100km/h em 11,8 segundos
O consumo de combustível também é extremamente eficiente, mesmo se comparado com concorrentes que utilizam motores menores.
Hatch 1.3
|
Hatch 1.5
|
Sedan 1.5
|
|
Consumo
Urbano
|
Etanol – 8.5km/l
Gasolina – 12.5km/l
|
Etanol – 8.5km/l
Gasolina -12.4km/l
|
Etanol – 8.4km/l
Gasolina – 11.9km/l
|
Consumo
Urbano
|
Etanol –
9km/l
Gasolina -13km/l
|
Etanol – 8.9km/l
Gasolina 13.4km/l
|
Etanol – 9.3km/l
Gasolina -14km/l
|
A combinação perfeita entre o desempenho de alto nível e uma excelente economia de combustível foi alcançada através de estudos que permitiram a adoção de materiais leves e de alta resistência que resultaram num motor eficiente, bem equilibrado e de baixo peso. O tanque conta com capacidade de 45 litros de combustível.
Transmissão
O Etios utiliza transmissão manual de cinco marchas pensada para extrair o melhor desempenho do motor. Adicionalmente, para assegurar uma excelente sensação ao trocar de marchas, foi instalado um contrapeso (absorvedor de massa) no conjunto da transmissão.
O conjunto de embreagem simples, do tipo seca, transmite ao motorista uma operação confortável e de baixo esforço.
Suspensão
A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, com componentes que asseguram um rodar com excelente grau de conforto e estabilidade. Adicionalmente, o uso da barra estabilizadora rígida foi implementado para assegurar um perfeito equilíbrio entre estabilidade e conforto. Os pistões dos amortecedores utilizam válvulas de controle linear do tipo multicamadas, alcançando-se um amortecimento linear com excelente reação.
A suspensão traseira é do tipo eixo de torção, que assegura estabilidade nas retas e nas curvas. Adicionalmente, a bucha do suporte do eixo traseiro usa um calço corretor para aumentar o conforto de rodagem, estabilidade e controle do veículo.
Há também uma barra estabilizadora na suspensão traseira para proporcionar uma dirigibilidade excelente, associada ao conforto no rodar. Assim como na dianteira, válvulas do tipo multicamadas são usadas nos amortecedores para obter um amortecimento linear. Adicionalmente, o desenho da suspensão foi otimizado para permitir um assoalho baixo e plano capaz de oferecer tanto espaço para os ocupantes do banco traseiro como também para carga no porta-malas.
Cores
O Etios será comercializado em sete cores: sendo elas: branco, preto, cinza, azul e prata (sedã e hatchback), verde e vermelho (disponível no hatchback).
Veja abaixo mais imagens do lançamento, inclusive da visita à fábrica de Sorocaba:
Imagens: Ana Marta dos Santos Verillo/Carros e Segredos
Viagem à convite da Toyota
Comentários