Confirmado: esse é o Novo VW Santana

Semana passada foi postada aqui no blog uma imagem que muitos tratavam como sendo a do verdadeiro Novo Santana chinês, e mesmo depois de alguns palpites e explicações (umas convincentes outras não), ainda ficaram muitas dúvidas no ar. E pra acabar de vez com elas, agora trazemos uma nova imagem da parte traseira do mesmo veículo flagrado, que inclusive traz até o nome do próximo sedã fixado um pouco abaixo da lanterna.

Confirmado: esse é o Novo VW Santana
Questão resolvida, agora vamos falar um pouco mais sobre ele. O novo sedã desembarca na China no final desse ano e deve ser vendido em um primeiro momento junto com a versão atual, presente por lá desde os anos 90.

Na parte estrutural ele agora será montado em uma versão esticada da plataforma PQ25, que atualmente já é usada na base do Novo Skoda Rapid europeu. As medidas da carroceria serão as seguintes: 4,47 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,46 de altura e 2,60 de distância entre os eixos. Fora isso, ele vai ter o projeto compartilhado com o Novo Jetta, que também será lançado na mesma época e espera-se que o desenho e a parte mecânica sejam idênticos. Apenas a produção será feita em fábricas diferentes – enquanto o Santana será montado pela parceria FAW-Volkswagen, o Novo Jetta será feito pela Shangai-Volkswagen.

Falando da parte mecânica, ele contará com motores 1.4 de 89 cv e outro 1.6 de 109 cv, associados a dois tipos de transmissão: manual de cinco ou automática de seis velocidades.

Já aqui no Brasil, uma mula do futuro modelo foi flagrada recentemente perto da fábrica da Anchieta em São Bernardo do Campo (SP). De lá ele vai sair a partir de 2014, para ficar posicionado entre o Polo Sedan e o Jetta mexicano na linha de produtos da marca alemã.