Tudo indica que esse é realmente o Novo VW Santana

A dúvida pairou no ar nessa quarta-feira (15), quando caiu na internet a imagem que ilustra essa postagem. O modelo em destaque está sendo tratado como o verdadeiro Novo Santana . Verdadeiro, pois recentemente alguns jornalistas da revista inglesa Autocar foram convidados pelos representantes locais da marca para realizar alguns testes na pista da fábrica da FAW-Volkswagen, no que supostamente seriam as unidades do novo modelo e que na verdade se tratava do substituto do Jetta por lá.

O veículo testado tinha desenho diferente e aparentava ter acabamento mais caprichado que o da imagem e como já sabemos que a nova geração do Santana deve manter a mesma proposta de baixo custo do modelo vendido há vinte anos por lá com muito pouco refinamento, chegamos à conclusão que possivelmente esse realmente será o tão aguardado modelo, que inclusive será vendido a partir de 2014 no mercado brasileiro. Claro que essa é apenas a opinião do blog e cada leitor deve tirar suas próprias conclusões até temos a certeza com a confirmação oficial, que deve ocorrer no lançamento do novo modelo até o fim do ano, provavelmente durante o Salão de Guangzhou em novembro.

Falando um pouco sobre o que esperar dele, o Novo Santana agora será montado em uma versão esticada da plataforma PQ25, que atualmente já é usada na base do Skoda Rapid europeu. Fora isso ele vai ter o projeto compartilhado com o Novo Jetta, que também será lançado na mesma época, por isso espera-se que o desenho e a parte mecânica sejam idênticos. Apenas a produção será feita em fábricas diferentes – enquanto o Santana será montado pela parceria FAW-Volkswagen, o Novo Jetta será feito pela Shangai-Volkswagen.

Os motores disponíveis para ambos os modelos serão um 1.4 de 89 cv e outro 1.6 de 109 cv, associados a uma transmissão manual de cinco ou automática de seis velocidades.

Imagem: Autohome